6 Competências que deves ter para um trabalho remoto

mulher a trabalahr de forma remota em casa

Por Ofertas de Emprego em Carreira 10-02-2021


O trabalho remoto veio para ficar! Se em Portugal não era comum a possibilidade de trabalhar de forma remota, esta tendência já se verificava no resto do mundo e a pandemia só veio acelerar este processo.

Certamente já viste que não teres que te deslocar para um local de trabalho, pode ser muito positivo. Isto permite que trabalhes onde queiras, seja em casa, mudar de casa até viajar enquanto estás a trabalhar. O trabalho remoto não é para todos, no entanto, se isto for um caminho que preferes, tens que verificar se tens as competências necessárias e como as demonstrar num CV.

A 6 competências para ter sucesso num trabalho remoto

Estás decidido e queres mesmo juntar-te aos muitos profissionais que já trabalham em regime remoto. Temos uma boa notícia, muito provavelmente já tens todas as competências que os recrutadores procuram num bom profissional de trabalho remoto.

1. Organização

mulher a trabalhar

Quando estás a trabalhar de forma remota, não vais ter as tuas chefias em cima de ti ou a aparecer no escritório para saber o que estás a fazer. A organização do teu dia de trabalho cabe-te inteiramente a ti.

Para provares que tens uma ótima capacidade de organização e gestão de tempo, tens que destacar isso no teu CV ou na carta de apresentação. Um bom exemplo é: referir um projecto onde tiveste que gerir muitas tarefas e como a tua capacidade de organização fez com que chegasses a um resultado de sucesso.

2. Adaptabilidade

mulher a trabalhar em várias coisas

Um dos aspectos muito atractivos do trabalho remoto é a sua flexibilidade, mas essa flexibilidade não se prende só com o local de trabalho (se mudas de cidade, se trabalhas em casa, na biblioteca, etc.). Esta flexibilidade também é estar preparado para novas formas de executar uma função, mudanças esporádicas e até situações inesperadas.

É provável que te peçam para trabalhar com colegas com outro fuso horário, isto significa que os prazos de entrega dum projecto tenham que ser alterados, terás que ter capacidade para te adaptares a este novo regime de trabalho.

Mais uma vez, para demonstrar esta competência o melhor é dar um exemplo duma situação e como é que foste capaz de te adaptar a uma situação mais complicada ou nova.

3. Comunicação

mulher a comunicar por computador e telefone

Boa comunicação é essencial em todos os ambientes de trabalho, tal como na nossa vida pessoal. Saber comunicar bem é fundamental quando estamos a falar dum trabalho remoto, manter o contacto com as chefias e com os colegas é absolutamente crucial – por email, por chat, videoconferências ou por telefone.

Tens que mostrar que consegues comunicar de forma eficaz, mesmo se não estás presente fisicamente.

4. Motivação

mulher a fazer exercicio

Para muitos a falta de estar cara-a-cara com os colegas ou não estar no espaço de trabalho, pode ser um verdadeiro desafio, e faz com que fiquem mais desmotivados. Se este não é o teu caso, terás que mostrar isso a um possível empregador. A melhor forma é mostrar que tens interesse em trabalhar naquela empresa e naquele cargo e que, mesmo não estando presente fisicamente na empresa, és uma pessoa motivada.

5. Ser capaz de pedir ajuda

homem e mulher a conversar

Ainda existe muito receio de fazer perguntas quando não sabemos sobre algum assunto, ou quando não estamos a conseguir terminar um trabalho. Uma vez que no trabalho remoto não estás fisicamente com as pessoas, já não podes ir à secretária do colega e ver o que se está a fazer. Se isto não é um problema para ti, então já tens uma vantagem incrível sobre muitos dos teus colegas que não se sentem capazes disto.

Dito isto, da mesma forma que é importante fazer perguntas, também é importante ajudar quando nos pedem ajuda. Guardar conhecimento só para ti, não só faz de ti mau profissional, como cria tensões entre colegas – trabalhar bem em equipa.

6. Equilíbrio

mulher a fazer ioga em equilibrio

Por último mas não menos importante, é conseguir equilibrar a vida pessoal com a profissional. Um erro muito comum de quem trabalha de forma remota, é estar sempre a trabalhar, deixando pouco tempo para actividade lúdicas. Isto faz com que fiques mais cansado, mais stressado e menos produtivo.

Pessoas que conseguem equilibrar a vida pessoal com a profissional, são geralmente as mais felizes e profissionais mais contentes são profissionais mais produtivos. Se na tua empresa tiveres essa flexibilidade, deves organizar o teu dia de trabalho para as horas em que és mais produtivo.