A importância de manter os trabalhadores felizes no emprego

Trabalhador alegre

Por em Direção e Patrões


O rendimento de uma empresa está fortemente ligado à felicidade dos seus trabalhadores, e quanto mais estes rendem mais lucros tem a empresa.

Parece simples de compreender mas na prática os patrões têm dificuldade em implementar ações que facilitem o crescimento da felicidade dos seus trabalhadores. A felicidade é um sentimento não é algo que se compre numa loja, e como tal depende de diversos fatores adjacentes como os colegas de trabalho, condições profissionais, vida familiar, vencimento, prémios, etc.

Mesmo que uma empresa não consiga criar as condições ideais para que os seus trabalhadores atinjam a plenitude das suas capacidades e felicidade, pode e deve pelo menos criar o mínimo de condições para que os colaboradores se sintam bem no seu local de trabalho, e que queiram permanecer.

Cursos de Formação com Desconto →

Existem pormenores que fazem toda a diferença num ambiente de trabalho, e não é preciso muito dinheiro para ter uma empresa a render mais e com mais felicidade no seu seio. Tome nota de algumas dicas que pode aplicar na sua empresa ou indicar aos seus superiores.

Incentivos à competição

O trabalho muitas vezes acaba por ser monótono e é necessário quebrar um pouco o gelo com competições de grupo ou individuais entre trabalhadores. Se uma tarefa for concluída mais rapidamente sobra mais tempo para iniciar outra, e a empresa ganha tempo e fatura mais. Alguma parte desse dinheiro pode ser aplicada em prémios e incentivos à competição entre os vários colaboradores, aumentando a sua felicidade e mantendo a equipa focada nos objetivos da empresa.

Torne a vida dos trabalhadores mais fácil

Facilitar a vida a um trabalhador é criar condições para que este possa ter mais disponibilidade e motivação para produzir. Oferecer um seguro de saúde, uma parte nos lucros da empresa, bónus ou prémios, são tudo incentivos que podem ser pequenos mas que fazem uma enorme diferença.

Celebre com os trabalhadores

Sempre que um objetivo é atingido, alguém faz anos, ou até mesmo numa época festiva, é importante criar laços mais fortes entre todos os colaboradores e celebrar esses momentos. Um pouco de entusiasmo e bom humor de vez em quando faz bem, eleva o espírito de grupo e a felicidade entre todos os colaboradores.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.