Sucesso no trabalho – Competências de comunicação

no trabaho homem e mulher consersão alegremente

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 08-02-2021


Seja no trabalho ou na vida pessoal, possuir boas competências de comunicação vai fazer com que tenhas resultados positivos. Hoje em dia focarmo-nos só nas nossas competências técnicas não basta, muitas vezes o ter sucesso no trabalho vai depender de como és eficiente na tua comunicação.

Comunicar de forma eficiente com as tuas chefias e os colegas é essencial, seja que emprego tenhas. E na era digital, um bom profissional deve conseguir comunicar bem, seja em pessoa, por email ou por mensagem. Isto vai ajudar-te a conseguir empregos mais facilmente, ser promovido e evitar problemas.

Então se a comunicação é tão importante, como é que conseguimos alcançar um patamar em que vamos transmitir de forma eficiente tudo o que desejamos?

Lista das 9 competências essenciais de comunicação

1. Linguagem corporal

dois homens a falar

Um dos aspectos mais importantes da comunicação é toda a postura que temos enquanto estamos a ter uma conversa – a comunicação não-verbal. É composto pelos gestos que fazemos, pelo contacto visual e o tom de voz que usamos.

Um tom suave e postura relaxada vai encorajar as pessoas a falar contigo, sem haver grandes hesitações. Manter o contacto visual também é muito importante, mostra que estás focado no que a outra pessoa está a dizer. De forma inconsciente, a pessoa com quem estás a falar percebe que queres interagir de forma positiva com ela.

Agora que sabes a importância deste tipo de comunicação, podes começar a observar os sinais enquanto estás a falar com alguém. Este tipo de comunicação é a melhor forma de perceber como é que a pessoa se está a sentir. Por exemplo: Se a pessoa não está a olhar-te nos olhos, ele ou ela pode estar a esconder alguma coisa ou sentir-se desconfortável.

2. Escuta ativa

pessoas a comunicar

Depois da linguagem não-verbal, ter uma escuta ativa é das competências que é mais descuidada. Em qualquer tipo de conversa, para saberes o assunto que estás a discutir, é preciso saber ouvir o que a outra pessoa está a comunicar.

Ouvir não é o mesmo que ter uma escuta ativa e ser um bom ouvinte é uma das melhores formas de te tornares bom a comunicar. Ninguém gosta de falar com quem que não sabe responder e só pensa em si e nas suas opiniões próprias.

A escuta ativa envolve prestar atenção ao que a outra pessoa está a comunicar, fazer perguntas relevantes e reformular o que a outra pessoa está a dizer. Vais começar a notar diferenças assim que começares a praticar esta escuta ativa, vais perceber também que as tuas repostas vão começar a ser mais apropriadas.

3. Concisão e clareza

grupo no trabalho a falar

Saber comunicar significa saber dizer o suficiente, ou seja, nem dizer demais nem dizer de menos. Se os teus colegas estão com problemas em perceber o que estás a tentar comunicar, é possível que seja um problema teu e da forma como estás a transmitir a mensagem.

Fala das coisas o mais claro e preciso possível, vai direto ao assunto para que os outros percebam o que queres exactamente. Seja cara-a-cara, por email ou telefone.

4. Sê simpático

 

pessoas a conversar no trabalho

Falar num tom simpático/calmo, fazer uma pergunta mais pessoal, ou dar um simples sorriso, estás a encorajar os teus colegas a comunicar contigo de forma mais aberta. É muito importante ser educado no ambiente de trabalho, ninguém quer ser rotulado como o colega tóxico.

Isto é importante seja cara-a-cara ou através de comunicação escrita. Sempre que puderes, personaliza os teus emails, um simples “espero que tenhas um bom fim-de-semana” vai fazer toda a diferença à pessoa que o vai ler.

5. Empatia

grupo a conversar animadamente

Ter empatia é um dos maiores desafios que estamos a experienciar enquanto sociedade, sendo que, é umas das características mais importantes para conseguirmos interagir com os outros. Usar frases como “percebo o que estás a dizer”, demonstra que estás a prestar atenção e respeitas as opiniões da outra pessoa.

Para melhorar a tua empatia, podes seguir este 3 aspectos:

  • Trata os outros como gostarias de ser tratado – se gostas de um sorriso pela manhã, sorri mais;
  • Não passes o tempo a criticar as pessoas. Tenta perceber o que se está a passar com o outro e responde forma apropriada e positiva;
  • Não fiques a ouvir só “porque sim”, coloca-te no lugar da outra pessoa e responde de acordo com situação.

Pode não parecer, mas se tiveres uma atitude mais positiva e mais empática, o teu ambiente de trabalho será melhor.

6. Confiança

mulher a apresentar resultados

Ninguém leva a sério quem não projete uma imagem de confiança, pior se estás num cargo de chefia. É muito importante comunicares de forma confiante em todas as interacções que tenhas, mostra que acreditas no que estás a falar.

Evita falar como se estivesses sempre a fazer perguntas. Mas evita parecer arrogante ou agressivo, a confiança pode ser comunicada através de contacto visual ou usar um tom firme mas simpático.

7. Respeito

duas mulheres a comprimentar-se

As pessoas estão mais abertas a comunicar com alguém que sabem que as vai respeitar. Coisas simples como usar o nome próprio, manter contacto visual e manter uma escuta ativa demonstram que estás a respeitar a pessoa e as suas opiniões.

No ambiente é muito importante mostrar respeito por todos os colaboradores, desde o topo até às posições mais baixas. Assumir que és melhor que alguém só porque tens um cargo superior, só vai fazer com que as pessoas tenham mais apreensão em falar abertamente contigo.

8. Ter mente aberta

grupo a trabalhar

Um bom comunicador, precisar ter uma mente aberta e ser flexível. Estar aberto a novas ideias e opiniões, permite-te perceber o que te está a ser comunicado e assim consegues responder à pessoa de forma apropriada.

9. Escolher o meio correto

mulher a falar com telefone

Por ultimo mas não menos importante, é escolher como comunicar. Coisas como um despedimento, mudanças de salário, entre outros, devem ser sempre comunicados cara-a-cara.

Também tens que ter noção para quem estás a falar, se por exemplo queres falar com as tuas chefias (que estarão mais atarefados), podes enviar um email ou uma mensagem.