Entrevistas de emprego – “Porque é que quer este emprego?”

duas mulheres numa entrevista de emprego

Por Ofertas de Emprego em Entrevista 12-05-2020


Independentemente da entrevista de emprego que possas vir a ter, vai haver sempre um conjunto de perguntas genéricas que serão feitas. Uma das mais comuns é “Porque é que estás interessado neste emprego?” ou “O que te cativa mais neste emprego?”, e muitas vezes pode ser o suficiente para nos abalar a entrevista.

Neste artigo vamos dar-te as ferramentas necessárias para conseguires responder da melhor forma a este tipo de pergunta e conseguires sair vitorioso.

O que é que querem saber com esta pergunta

  • Perceber se estás por dentro da posição à qual te estás a candidatar;
  • Perceber porque é que achas que o emprego é o melhor para ti;
  • Perceber melhor as tuas ambições profissionais;
  • Para te conhecer melhor, e perceber se és a melhor pessoa para a empresa;
  • Para ver como reages a uma pergunta complicada.

Basicamente querem perceber que se te sentes motivado com a oferta de emprego, se as tuas aspirações profissionais vão de encontro a esse emprego e se no geral és a melhor pessoa para aquela posição.

Como responder à pergunta “Porque é que quer este emprego?”

Em muitos casos, como provavelmente já te aconteceu a ti, as pessoas acabam por dar uma resposta meia errante enquanto assumem por alto o que sabem sobre a posição e sobre a empresa.

Não faças isso!

Antes da entrevista de emprego prepara-te, faz uma lista das tuas competências que se alinham com o emprego ao qual te estás a candidatar. Pensa também em exemplos onde foste bem-sucedido a aplicar estas competências, os bons resultados que obtiveste e como se aplicam na posição à qual estás a concorrer.

O mais importante a reter:

  • Não usar respostas genéricas – não basta ir à Internet e ver respostas já feitas, vai soar a falso;
  • Podes ver exemplos mas dá sempre uma resposta que seja tua, que reflecte a tua pessoa e a tua experiência;
  • Faz destaque das tuas melhores competências, que se aplicam ao emprego em questão;
  • Considera o que te entusiasmou, quando viste a oferta de emprego.

Exemplos do que dizer:

“O que me interessou mais quando vi esta oferta de emprego, foi o requisito de gestão de conflitos. Isto é um dos meus grandes interesses. Há muitos empregos que exigem apenas conhecimentos técnicos, sem reconhecerem que para trabalhar em equipa é necessário ter algum interesse e conhecimento em gestão de conflitos. Permita-me dar um exemplo recente onde apliquei as minhas capacidades de resolução de conflitos…”

“Há uma longa lista de razões pelas quais eu estou interessado por este emprego. Mas vamos começar por aquilo que entusiasma mais. Sou um verdadeiro apaixonado por esta Indústria, se não tivesse já o privilégio de estar inserido nesta indústria, iria passar o meu tempo livre a aprender mais isto. Esta oportunidade, num todo, encaixa perfeitamente com os meus objectivos profissionais, e vai-me permitir evoluir como profissional e quem saber chegar a uma posição mais alta.”

“Estou muito interessado na posição de professor na vossa escola, porque me revejo na missão da instituição. Nos últimos 6 anos como professor, tenho vindo a desenvolver metodologias de ensino que vão ao encontro de cada criança, para o que consigo alcançar o melhor sucesso possível. Por exemplo, desenvolvi um sistema para me manter em contacto com todos os pais dos meus alunos para que pudéssemos resolver os problemas em conjunto. Gostava de trazer este método de comunicação para esta escola”

O que nunca dizer

  • Este emprego paga bem” – já se sabe que quem está à procura de trabalho está a fazer porque precisa de dinheiro, portanto não é preciso estar a referir isso.
  • Gosto mesmo do bar que têm” – não te foques nas regalias.
  • As pessoas aqui parecem mesmo simpáticas” – as pessoas podem “parecer mesmo simpáticas” em qualquer empresa.
  • Ficava mesmo bem no meu CV” – ninguém te vai contratar só porque queres melhorar o teu CV.