O que é ser um bom profissional e como manter um bom nível de profissionalismo?

Homem Profissional concentrado

Por Ofertas de Emprego em Carreira 08-09-2015


O profissionalismo é algo que não está associado a nenhuma classe trabalhadora em particular mas a todas elas, sem excepção. Este não se mede pelo estatuto, escolaridade ou idade, mas sim pelo carácter e empenho profissional.

O profissionalismo vê-se todos os dias e não apenas quando é conveniente, ele está sempre presente naqueles que querem fazer da sua carreira um sonho de uma vida.

Hoje as coisas poderão não estar a correr de feição com o seu emprego, mas não é por isso que deve deixar de haver empenho e força de vontade em querer fazer sempre melhor.

Cursos de Formação com Desconto →

Nem todos os dias temos a mesma vivacidade para manter os nossos níveis elevados e isso compromete o nível de profissionalismo em alguns desses dias. O profissionalismo deve ser sempre máximo mas sabemos que existem alturas em que não é possível manter os níveis elevados.

Independentemente de tudo o que possa acontecer, tem que haver sempre um nível de profissionalismo, mesmo quando tudo corre contra nós.

Então como podemos manter os nossos níveis de profissionalismo elevados?

Os horários devem ser uma prioridade

Chegar constantemente atrasado, seja de manhã, à hora de almoço ou ao lanche, demonstra que você não está nada interessado no seu trabalho independentemente das razões que possa ter. Não baixe o seu nível de profissionalismo a esse nível ou estará a dar fortes razões aos seus superiores para não contar mais consigo.

Não seja mau feitio

Você pode ter uma personalidade complicada ou responder com o coração perto da boca, mas quando você entra no local de trabalho tem que deixar isso lá fora. Dentro da empresa você está a responder por todos quando fala com os clientes, e se responde mal vai estar a colocar em causa toda a estrutura da empresa.

O seu profissionalismo mede-se a partir do momento em que consegue ter o discernimento que está noutro local com outras pessoas e que o seu comportamento tem de ser outro.

Ajude os seus colegas

Um profissional exemplar é aquele que não tem medo do futuro e do trabalho, que ajuda qualquer colega, que não se importa de ficar mais uma hora para terminar alguma coisa, que não tem medo de partilhar conhecimento, que não se importa de emprestar um equipamento ou emitir uma opinião construtiva. O profissionalismo mede-se pela predisposição em ajudar seja qual for a pessoa ou a situação.

Um profissional assim enche qualquer ambiente de trabalho e é uma das maiores valias de uma empresa.

Não ande a falar mal dos outros

Uma das piores coisas que pode estragar o seu profissionalismo é falar nas costas dos outros e sobretudo mal deles. Deixe esses assuntos para quem prefere ser mau profissional e quem não tem mais nada com que se entreter.

Não esconda os seus erros

A honestidade faz parte de um bom profissional e qualquer que seja a circunstância em que um erro aconteceu você deve sempre assumir as suas responsabilidades e evitar culpar outros colegas. Os erros só acontecem a quem assume a responsabilidade de fazer qualquer coisa.

Não seja teimoso

A nossa opinião muitas vezes choca com a opinião dos outros e isso pode criar fraturas num trabalho de equipa. Independentemente da situação coloque-se também do outro lado e tenha a capacidade de ver o limite da sua teimosia. Emita opinião sempre, mas estabeleça um limite até onde poderá levar essa mesma opinião.

Mantenha-se positivo

Algo que acontece frequentemente nas empresas é haver pessoas que se queixam de tudo e mais alguma coisa. Queixam-se que o trabalho é muito, que o tempo é pouco, que a meteorologia não ajuda a chegar a horas, que o governo tem culpa em tudo o que lhe acontece na vida, etc, etc. Não seja “queixinhas”, a vida só é dura para quem é mole e mantendo uma atitude positiva tudo na vida lhe correrá melhor – até os seus níveis de profissionalismo.