Guia para ter sucesso na procura de emprego

homem faz pesquisa

Por Ofertas de Emprego em Carreira 24-02-2020


Estamos à procura de novo emprego e o mercado de trabalho está repleto de ofertas, mas tudo nos parece uma verdadeira selva e estamos perdidos. Para muitos de nós a procura de emprego não é a tarefa mais fácil e parece que por mais CV’s que se envie, não obtemos respostas e ficamos frustrados.
A verdade é que a procura de um novo emprego, seja porque fomos despedidos ou queremos mudar de emprego, é uma combinação entre arte e ciência e requer uma certa gestão de recursos e tempo.
Abaixo deixamos uns passos para te ajudar a tornar a tua procura mais eficiente.

Determinar que carreira profissional queres e/ou tens aptidão

Antes de começar a enviar currículos sem parar deves averiguar bem o mercado de trabalho, o que pretendes fazer, e assim procurar o melhor posto de trabalho possível. Isto vai ajudar-te a procurar pelas palavras-chave certas.
Procurar pelo título do posto de trabalho vai ajudar bastante a limitar a pesquisa e o tempo despendido. Porquê perder tempo a concorrer para vagas para as quais não possuis a mínima experiência, quando te podes focar nas vagas que se enquadram contigo? Perceber esta relação tempo/pesquisa com alguma antecedência, vai-te permitir gerir melhor o tempo, rentabilizando-o o mais possível.

Define as tuas prioridades Profissionais e Pessoais

Depois de definir o tipo de carreira e o título do emprego que desejas, precisas definir com que tipo de empresa queres trabalhar. Nada como fazer uma lista desejos para definir uma estratégia, e isto passa pela localização e o tempo que vais ter na deslocação, o salário e os potenciais benefícios.
Desejas trabalhar numa empresa grande ou pequena? Queres crescer na tua carreira? Trabalhar numa empresa mais familiar ou start-up?

Atenção à tua presença on-line

Agora mais que nunca é muito importante verificar que tipo de conteúdo públicas online. Hoje em dia é muito recorrente os recrutadores irem procurar-te nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, no Instagram, no Twitter e até no LinkedIn.
O melhor conselho é ter os perfis o mais privado possível. A única excepção é o LinkedIn, que deve ter uma boa fotografia, e um bom resumo do teu percurso profissional.

Preparar um CV e Carta de apresentação incríveis

Despende algum tempo a fazer um bom currículo “master”, bem escrito e formatado ao mercado onde pretendes entrar.
Ter um ficheiro master permite-te ir modificando alguns pontos estratégicos e dar ênfase às competências e experiências baseadas no teu percurso profissional. O objectivo é captar a atenção do recrutador e dar a perceber que “Este é o candidato ideal para este posto”.
Ter uma carta de apresentação master é mais complicado, porque deves ter sempre uma carta direcionada à empresa à qual estás a concorrer. No entanto, há alguns pontos que podes preparar para depois personalizar.

Começa a tua procura

Agora que já tens tudo organizado, já sabes que tipo de emprego procuras, as palavras-chave, tens um currículo novo e pronto e a tua presença on-line está revista, podes começar a procurar.
Para além de todos os sites de procura de trabalho, dos Centros de Emprego ou empresas de trabalho temporário, podes também enviar algumas candidaturas espontâneas. Pesquisa algumas empresas que te interessem, que precisem de pessoas com a tua experiências e para as quais és uma mais-valia. Procura saber quem está à frente da empresa ou responsável pelo posto de trabalho que queres preencher, para direcionares corretamente a tua candidatura.

Estabelece metas e organiza-te

Como já falámos, e deves saber, a procura de trabalho pode ser muito cansativo e podes facilmente desmotivar. A melhor forma de te motivar é estabelecer metas e organizar o teu dia. Podes definir que vais enviar 15 currículos por semana e segues a meta que traçaste.
Depois vais organizando as tuas candidaturas, para quando tiveres um contacto de uma empresa te possas preparar da melhor forma.

Prepara-te para a entrevista

Já passaste por todos os pontos, já enviaste os currículos e conseguiste uma entrevista. Esta é a oportunidade para te dares a conhecer melhor e deslumbrar. Nunca é boa política ir sem preparação, por isso deves sempre:

– Pesquisar sobre a empresa, rever a oferta de emprego e as suas especificações. Tens que estar pronto para mostrar como és uma mais-valia para a empresa através de exemplos concretos;
– Pratica as possíveis perguntas antecipadamente. Numa entrevista pode acontecer ficares mais nervoso e falhar nas perguntas mais simples. Se fores bem preparado será mais fácil ficares calmo para responderes de forma ponderada;
– Adequa a roupa ao emprego para o qual estás a concorrer.

 

No fim da entrevista, uma forma de te destacares dos outros concorrentes pode ser enviar um simples e-mail a agradecer a entrevista, reiterando o teu desejo pela vaga e em trabalhar na empresa. O ideal será compores um bom texto, entusiasta e direcionado às pessoas com quem fizeste a entrevista.
Agora que tens as ferramentas, vai em frente e mostra às empresas o teu potencial para integrar a sua equipa!