Saiba como criar um Blog e dê um impulso na sua carreira

No computador vendo blog

Por em Tendências


Existem várias maneiras de criar um blog, mas para quem quer aprender como as coisas funcionam na realidade é sempre melhor fazer você mesmo a instalação e configuração.

Hoje não basta estar inscrito no Centro de Emprego e candidatar-se a ofertas da Internet, é preciso ser participativo e mostrar que você não é igual aos outros profissionais. Só provando os seus conhecimentos e competências você vai conseguir sobressair e conquistar admiração das empresas ou profissionais da sua área – e nada melhor que o blog para demonstrar isso.

Cursos de Formação com Desconto →

Saiba como a Internet funciona

A Internet é baseada em IP’s, cada website ou blog tem um IP que o identifica e distingue de todos os outros. Associado a esse IP, e para facilitar a sua distinção, existem os denominados domínios que são os nomes que mascaram o IP. Vamos a um exemplo:

  • Nome do site: Google
  • IP: 173.194.41.102
  • Domínio: google.com

Para conseguirmos criar um blog necessitamos de 2 coisas essenciais, espaço num computador que está ligado à rede com ligações rápidas (Servidor) para podermos alojar os ficheiros do sistema do blog (CMS), e um domínio.

Para aprender terá que errar

É normal que quando desconhecemos a parte técnica de um website ou blog que façamos coisas erradas que depois tenhamos que emendar. Como em tudo na vida só não há solução para a morte e por isso qualquer coisa que faça mal pode sempre remendar ou fazer de novo. Mesmo em termos de escrita se não está habituado a escrever sentirá algumas dificuldades iniciais, mas com o passar do tempo vai conseguir ultrapassar isso.

O que custa é começar

As grandes ideias da Internet que hoje rendem milhões, como por exemplo o Facebook, não foram ideias originais nem ideias que outras pessoas não tiveram, simplesmente foram concebidas na altura certa. Para conseguir ter um blog tem de começar por fazê-lo sem medos ou receios – toda a gente consegue ter o blog.

A construção do blog

É muito fácil construir um blog, e apesar de haver ferramentas onde você pode criar um gratuitamente nós não recomendamos e passamos a explicar porquê:

  • Não vai conseguir ter um domínio próprio;
  • O blog nunca será seu porque estará alojado em servidores fechados;
  • Mais tarde se quiser mover o seu blog para outro sistema não vai conseguir mover os dados ou terá imensa dificuldade;
  • Falta de opções e funcionalidades mais avançadas quando você já estiver num outro nível.

O ideal será sempre ter um blog seu e nada melhor que adquirir um alojamento a um custo reduzido.

Para começar recomendamos que compre primeiro um domínio .pt, .com ou .net nessas mesmas empresas e só depois passará para a parte de aquisição de espaço e de instalação do blog.

Depois de ter adquirido o domínio e ele se encontrar registado na sua conta, terá que ir às configurações do mesmo para preencher os “Nameservers”. Estes ligam o domínio ao alojamento que tem de adquirir e normalmente são fornecidos pela empresa de serviços de alojamento. Se não conseguir encontrá-los na sua conta deverá pesquisa no website da empresa ou solicitar através do apoio ao cliente.

Após ter configurado o domínio com o alojamento correctamente, irá ter acesso a uma plataforma de gestão do alojamento que se chama CPanel. Nesse painel encontrará um “Website Builder” ou ferramenta de instalação de software que normalmente se chama “Softaculous”. Aí poderá instalar o seu blog rapidamente e sem conhecimentos técnicos bastando para isso selecionar a opção “WordPress”.

Já dentro do Instalador de Software clique “Install” para instalar o WordPress no seu alojamento.

Configuração da instalação do WordPress no Softaculous

  • Choose Protocol: Você apenas quer criar um blog e por isso não necessita de ter um certificado digital, por esse motivo escolha a opção http://;
  • Choose Domain: O domínio já se encontra escolhido por isso não necessita de fazer nada;
  • In Directory: Por defeito este campo vem preenchido com “wp”, ou seja, o seu blog será instalado na directoria http://www.oseudominio.com/wp/, o ideal será apagar o “wp” e deixar o campo em branco;
  • Database Name: Não necessita de alterar nada;
  • Table Prefix: Por questões de segurança da base de dados do blog é aconselhável mudar o prefixo das tabelas para outro por exemplo “blog462_”;
  • Site Name: O nome do seu blog;
  • Site Description: A descrição do seu blog;
  • Enable Multisite: Deixe ficar como está, não ative esta função;
  • Admin Username: Aconselhamos a alterar o nome de utilizador para outro mais seguro;
  • Admin Password: Preencha a senha de administração;
  • Admin Email: Preencha com o seu email;
  • Select Language: Selecione a língua portuguesa, não se engane com o português brasileiro;
  • Email Installation details to: Preencha com o seu email para receber os dados de instalação do blog no seu email para futura consulta;
  • Tudo o resto que não foi mencionado deixe ficar como está.

Depois de ter o blog instalado serão enviados para si os dados de acesso a ele bem como o endereço de acesso à zona administrativa. Se instalou corretamente, toda ela deverá estar em português sendo bastante simples de compreender o seu funcionamento.

Voltando ao Painel principal do CPanel, você poderá criar ainda contas de email associadas ao domínio do seu blog na opção “Email Accounts”.

Irá aprender bastante trabalhando no blog

Você não vai dominar o WordPress (Sistema de blog baseado em código aberto) de um momento para o outro, só trabalhando nele todos os dias e tirando as suas dúvidas na Internet conseguirá ao fim de algumas semanas ou meses estar mais confiante. Além disso, o próprio WordPress tem uma comunidade bastante extensa e participativa que o ajudará a resolver qualquer problema ou dúvida que possa ter http://pt.forums.wordpress.org/.

Primeiros passos com o WordPress

O WordPress é bastante fácil de compreender, você pode criar o seu blog ao seu gosto modificando o tema ou extensões a seu belo prazer. Tanto o tema como extensões já existem no mercado a custo zero ou com um custo reduzido, bastando depois fazer a sua instalação no sistema. Para começar com o WordPress sugerimos que leia o seguinte guia http://codex.wordpress.org/pt-br:Primeiros_Passos_com_o_WordPress.

Curso Profissional de WordPress

Caso pretenda passar para outro nível, ou aprender sobre o WordPress mais rapidamente, sugerimos que se inscreva no Curso de Criação de Sites HTML5 com WordPress. Passo a passo você ficará conhecedor de todos os aspetos do WordPress com rapidez e sem sair de casa – experimente.

Não espere pelas oportunidades, crie-as

No essencial e resumindo, por mais ou menos conhecimentos que tenha de Internet e informática só vai conseguir criar um blog se o quiser fazer mesmo, porque grande parte do sucesso dos outros existe porque eles quiseram ter sucesso e não ficaram à espera que um dia ele caísse do céu. Se tem conhecimentos em uma certa área que julga que podem trazer algo de novo ou melhorar o que já existe na Internet, não perca tempo, o seu contributo é importante e o seu currículo sairá valorizado.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.