Como saber o salário que devo receber?

Dinheiro e calculadora de euros

Por em Carreira


Esta é uma questão que vai estar sempre na nossa cabeça e que em várias ocasiões fazemos a nós próprios. Será que estou a receber o salário justo? Será que estou dentro do valor médio pago pela minha profissão?

Não há nenhuma tabela oficial de salários médios e por isso é difícil saber ao certo quanto vale uma profissão ou um posto de trabalho. Mesmo aqueles que são convidados a mencionar um valor salarial numa candidatura ou entrevista, são imediatamente pressionados a comprometerem-se com um valor que pode não ser real e abaixo das expectativas da empresa e do mercado.

Cursos de Formação com Desconto →

Então como podemos avaliar se o que recebemos ou queremos receber está dentro do que é justo ou praticável?

Procure na Internet

A Internet é uma fonte extremamente poderosa e onde poderá encontrar diversa informação sobre salários, mesmo não tendo essa informação toda reunida na mesma fonte. No estrangeiro é mais fácil obter essa informação, em Portugal um pouco mais difícil mas ainda assim é possível ter uma noção.

Você não tem que merecer o salário médio

O salário médio é apenas um indicador que tenta nivelar todos os trabalhadores de uma área ou profissão num número, você não tem que merecer esse número. Existem outros aspectos que podem ser valiosos na medição do valor do salário como a localização, promoções, progressão na carreira, bónus de produtividade, etc.

Fator experiência

A experiência conta muito quando estamos a avaliar profissionais em circunstâncias idênticas da mesma área, e quando assim é o salário também tem de ser diferente. Se uma empresa quer contratar um aprendiz que vai trabalhar diretamente com uma pessoa com experiência, este não pode pensar em ganhar o mesmo que a outra pessoa que o vai ensinar.

Fator localização

Os salários não são iguais em todas as zonas do país, pode haver diferenças ligeiras nos salários mais baixos e maiores disparidades em salários médios e altos.

Pense na sua educação

A educação é outro fator que distingue os profissionais e que tem influência no salário que auferem. Se por ventura reclama um aumento salarial e não tem como justificar o mesmo, então será boa altura para voltar a estudar.

Fator responsabilidade

Numa empresa poderá haver postos que exigem mais responsabilidade do que os outros, e nesse caso não devem ser compensados da mesma forma.

Discuta o salário com outros profissionais da área

Pessoas que já estão numa profissão ou área há muitos anos tendem a ter uma visão mais global e aproximada da realidade. Tente através dessas pessoas perceber se aquilo que recebe ou pretende receber é um valor justo para si.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.