Inscrição no Centro de Emprego

Inscrição no Centro de Emprego

Por em Começo


A inscrição no Centro de Emprego é facultativa desde o primeiro dia em que está habilitado a trabalhar em Portugal, mas é algo que recomendados uma vez que não acarreta qualquer custo.

Quer você se inscreva ou não, o seu histórico profissional irá estar sempre ligado ao Estado, uma vez que quando estiver a descontar para a Segurança Social, essa informação pode ser partilhada entre os diversos serviços públicos.

Cursos de Formação com Desconto →

A inscrição num Centro de Emprego do IEFP não lhe garante emprego imediato, mas pode abrir-lhe portas para diversos serviços, entre os quais destacamos:

  • Cursos de Formação;
  • Apoio, esclarecimento e informações gratuitas;
  • Acesso a medidas temporárias de apoio à empregabilidade;
  • Reconhecimento de Qualificações;
  • Acesso ao subsídio de desemprego;
  • Acesso a estágios;
  • Acesso a apoios ao empreendedorismo;
  • Acesso a Ofertas de Emprego.

Caso esteja à procura do seu primeiro emprego, ou mesmo desempregado, é aconselhável que se desloque ao Centro de Emprego da sua zona de residência, a fim de proceder à sua inscrição. Para tal, necessita:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade;
  • Ter a escolaridade obrigatória completa;
  • Ter documento de identificação válido.

Para requerer o subsídio de desemprego, deverá apresentar um documento aquando da sua inscrição, que esclareça a situação de desemprego involuntário em que se encontra.

Mesmo não tendo direito ao subsídio de desemprego devo inscrever-me no Centro de Emprego?

Claro que sim, o Centro de Emprego funciona como qualquer outro serviço de emprego tal como o Ofertas de Emprego o é. Você para conseguir candidatar-se a ofertas do IEFP tem que estar inscrito num Centro de Emprego. Você consegue consultar as vagas tanto no site do www.netemprego.gov.pt, como no site do IEFP e até mesmo nos jornais regionais, no entanto para conseguir candidatar-se vai ser sempre requisito obrigatório estar inscrito como desempregado num centro do IEFP.

É preciso compreender que muitas empresas recorrem aos Centros de Emprego para anunciarem as suas vagas, porque não pagam nada pelo serviço, é feita uma seleção de candidatos e ainda podem recorrer a apoios do estado. Estes anúncios dificilmente encontrará noutro serviço de emprego.

Se não tem direito ao subsídio de desemprego ou não necessita de o solicitar, então não vai ser necessário efetuar apresentações periódicas. Apenas terá que se deslocar se quiser consultar a lista de empregos disponíveis ou candidatar-se a algum deles, mas também pode fazer isso na Internet no site www.netemprego.gov.pt e nem sequer precisa de se deslocar mais ao Centro de Emprego do IEFP.

Para saber a morada e contactos do Centro de Emprego mais próximo de si, por favor consulte aqui a listagem de Centros do IEFP em Portugal.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.