4 Dicas para tirar melhor proveito do Facebook para encontrar emprego

Facebook

Por em Aconselhamento


O Facebook é a maior rede social do mundo, e como todos os sites de emprego, tem páginas na rede onde é possível encontrar emprego de diversas fontes num único local.

Apesar das empresas continuarem a preferir o LinkedIn, no que a redes sociais diz respeito, a verdade é que o Facebook é o predilecto dos candidatos. Talvez por isso as empresas procurem outras formas de captar candidatos no Facebook ao contrário do que vinham fazendo no LinkedIn.

Um estudo da empresa Jobvite concluiu que o Facebook é a rede social mais procurada para encontrar trabalho enquanto que o LinkedIn, que todos pensavam ser o primeiro da lista, teve que contentar-se com o segundo lugar. Logo atrás surgem o Twitter e o Google+ mas bastante distantes dos dois primeiros.

Cursos de Formação com Desconto →

As empresas por seu turno preferem o LinkedIn para procurar candidatos, mas este cenário poderá mudar, na medida em que o LinkedIn continua a postar fortemente em diferenciar-se no mercado de emprego.

Apesar de tudo o Facebook é e continuará a ser a maior rede social do mundo e por isso tanto empresas como candidatos irão permanecer por lá durante os próximos anos. Saiba como tirar melhor partido desta rede para encontrar emprego.

Preencha o seu perfil com dados históricos

Tal como o LinkedIn também o o Facebook permite introduzir dados relativamente à sua formação e emprego. Perca algum tempo a preencher esses dados mesmo sabendo que os seus amigos podem vê-los. Ao permitir que outras pessoas possam aceder a essa informação vai estar a deixar as empresas consultar o seu perfil e assim inteirar-se sobre o seu percurso profissional.

Classifique os seus amigos

Uma das funcionalidades que o Facebook tem que você desconhece são as listas de amigos. Do lado esquerdo do seu Feed de Notícias procure a aba que diz “Amigos” e clique em “Mais”. Dentro da página das listas crie novas e apague as que não quer ter. Depois clique em “Ver todos os amigos” para catalogar todos eles de acordo com as suas listas, passe o rato por cima do botão “Amigos” e selecione a lista correspondente a cada pessoa.

Esta classificação permite que você quando estiver a introduzir conteúdos na rede social possa definir quem os pode ver. Imagine que você tem um blog onde cria artigos da sua área profissional e quer apenas que os seus amigos ligados à sua área recebam esse artigo no seu Feed. Quando estiver a submeter essa atualização de estado no facebook você pode selecionar a lista correspondente a esses amigos e só esses irão receber essa informação.

Interaja com outros conteúdos dos seus amigos

A interação é fundamental para criar relações profissionais e isso acontece também no Facebook. Partilhe e comente não só piadas e imagens engraçadas mas também assuntos mais sérios como notícias, debates ou outros assuntos relacionados com a sua área profissional.

Encontre pessoas novas da sua área

No LinkedIn essa funcionalidade é mais simples porque o sistema apresenta-lhe profissionais de primeiro e segundo grau que pode desde logo seguir, enquanto que no Facebook o sistema funciona de forma diferente. Ainda assim é possível você procurar profissionais que estão no LinkedIn e segui-los no Facebook, basta que para isso eles tenham colocado o endereço do perfil do Facebook no LinkedIn, procurar na pesquisa do Facebook ou encontrá-los através de amigos em comum.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.