4 formas de melhorar a tua presença profissional online

escrever ao computador

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 15-06-2020


Ficaste desempregado ou queres mudar de emprego e estás à procura de forma ativa, lembra-te que ao mesmo tempo que tu pesquisas as empresas também há recrutadores à procura de profissionais.

Neste artigo vamos dar-te algumas dicas para melhorares a tua presença profissional online.

 

 

Dicas para que o empregador de sonho que te encontre

1. Optimiza o teu currículo

A primeira tarefa a fazer é actualizar o teu currículo online. Uma forma de atrair empregadores é ter a informação sempre actualizada e com as palavras-chave que são mais pesquisadas pelas empresas que queres que te encontrem.

  • Palavras-chave: Se não tens a certeza que tipo de palavras deves usar, faz uma pesquisa num site de procura de emprego – por exemplo o nosso Ofertas de Emprego – para ver o que é que as empresas usam para descrever um emprego. Assim a tua probabilidade de ser encontrado por uma empresa vai aumentar.
  • O nome do emprego: muitas vezes uma empresa/recrutador, vai procurar possíveis candidatos através da designação por exemplo, Contabilista, Administrador, entre outros.
  • Qualificações: Sê específico, se tens uma formação em Marketing, mete isso.
  • Competências: O teu currículo deve ter todas as competências, que melhor se adequam ao emprego que desejas.

2. Expande a tua presença profissional online

Depois de actualizares o teu CV, podes colocá-lo em sites onde sabes que as empresas estão e onde procuram novos colaboradores. Podes começar por criar um perfil no LinkedIn, em sites de procura de emprego e podes também inscrever-te no Centro de Emprego.

Tudo depende do tipo de empresa com a qual gostarias de trabalhar. Uma pequena pesquisa sobre os locais onde colocam as ofertas de emprego pode ajudar-te a perceber em que sites têm uma presença mais ativa.

3. Limita as publicações pessoais

Agora que tens a tua informação profissional actualizada, assegura que toda a informação pessoal que não queres que seja vista, seja posta em privado, tudo o que estiver no Facebook ou Instagram.

Todas as redes sociais já têm opção de limitar o acesso às nossas publicações, podes deixar visíveis com as pessoas com quem tenhas mais confiança.

4. Vai acompanhando os teus perfis

Depois de tudo organizado, vai acompanhando todos os perfis que criaste. Se te ajudar, faz uma lista de todos os sites onde colocaste a tua informação, assim como os nomes de utilizador e as passwords.

Isto vai ajudar-te a não perderes informação e manter os CVs actualizados.