6 Razões do porquê pequenos negócios falharem

sinal de negócio fechado

Por Ofertas de Emprego em Empresas 26-03-2021


A ideia de começar um pequeno negócio e sermos o patrão de nós próprios é das mais aliciantes. E verdade seja dita, se fosse simples hoje em dia éramos todos grandes empreendedores. Mas basta analisar as estatísticas, que podemos chegar a uma conclusão simples – é difícil! As estatísticas mostram que 9 em cada 10 startups acabam por falhar.

Como não fazer parte desta estatística?

Apesar destes números serem bastante avassaladores, não deixes que estatísticas extingam o teu espírito empreendedor. Uma das formas de contornar esta tendência, é perceber porque é que há tantos pequenos negócios que falham. Se conseguires perceber o porquê e como, vais conseguir evitar cometer os mesmos erros.

Porque é que as pequenas empresas falham?

Num questionário feito nos Estados Unidos da América, feito a 101 pequenas empresas, que chegou a esta conclusão:

  • O mercado não tem necessidade do produto a oferecer (42%)
  • Acabou-se o dinheiro (29%)
  • Não tinham a equipa certa para gerir a empresa (23%)
  • Foram arrasados pela concorrência (19%)
  • Custos com o preço e custos (18%)
  • Não conseguir chegar o público (17%)
  • Não havia modelo de negócio (17%)
  • Mau marketing (14%)
  • Ignorar os clientes (14%)

Se te revês em algum destes problemas, corres risco de entrar para as estatísticas. A boa notícia é que há forma de trabalhar em todos estes problemas e dar a volta por cima.

1. Não ter um plano de negócio ou estar incompleto

Esta é a principal razão pela qual muitos pequenos negócios falham. Não basta copiar uma ideia que é bem-sucedida, é preciso entender como é que as boas ideias se tornam bons negócios.

Para isso é preciso preparar um bom plano estratégico. O que é que o teu negócio vai trazer de novo ao mercado e ao teu público-alvo? Por exemplo, queres abrir um negócio de comida de roulotte, onde vais operar o que é que a tua roulotte vai trazer de diferente? Será a comida? Será o serviço? Será na decoração extravagante da roulotte? Muito provavelmente serão todas estas razões referidas, e isto é o segredo dum bom plano de negócio, saber diferenciar-se da competição.

Muitas pessoas começam um novo negócio porque querem fazer uma coisa de que gostam. E isto em si não é um erro, mas há que ter noção que para ter um negócio de sucesso é preciso haver vendas, por isso é que nunca é demais dizer – o negócio não é para ti é para os teus clientes.

2. Não perceber o comportamento do cliente

Em pleno século XXI, numa época em que estamos todos conectados, o dizer “o cliente é que sabe” nunca foi tão importante. O consumidor hoje em dia espera ter uma grande variedade de formas de pagamento, mesmo que seja uma pequena empresa gerida a partir de casa. Da mesma forma, existe uma imposição cada vez maior na qualidade de apoio ao cliente.

Uma pequena empresa que não consiga responder a tempo às mensagens, e-mail ou comentários nas redes sociais, vai ser uma empresa que não vai ter muito sucesso. Os clientes estão exigentes com as empresas e vão acabar por reclamar em todos os meios possíveis.

Para o melhor ou pior, os sites de classificação de empresas são uma ferramenta que amplifica o marketing de boca-a-boca. E é importante estar presente em todos os locais possíveis, redes sociais e Google business – pelo menos.

3. Não haver vendas

Este é um dos factores mais devastadores, não ter vendas suficientes para conseguir ter um negócio aberto.
Isto pode acontecer por uma variedade de situações, se estás dependente de um só tipo de clientes e é sazonal, tens começar a expandir os teus produtos e serviços para que não estejas dependente desta situação.

Por exemplo, se tens um negócio de confecção de fatos de banho e vendes só para Portugal, podes sempre começar a vender acessórios que complementem este tipo de roupa, que é maioritariamente comprada na época de verão. Ou começar a explorar mercados internacionais, para conseguires vender durante o ano todo.

4. Tentar fazer tudo

Ser “pau para toda a obra” é um dito popular muito engraçado, que se aplica perfeitamente a muitos donos de pequenos negócios. E é nesta tentativa de ser o melhor e fazer tudo, que se cai na quarta razão pela qual um pequeno negócio falha. Temos que encarar a verdade, um empreendedor é uma pessoa como todas as outras, tem os seus pontos positivos e os seus pontos fracos, sem falar de que existe um número finito de horas por dia.

Delegar, é o nosso melhor amigo quando somos empreendedores. Seja quando contratas o teu primeiro empregado ou quando compras um programa que te ajude a gerir o fluxo de trabalho. Para evitar que o negócio falhe, começa a delegar trabalho.

5. Planear para o futuro

Este é um exemplo que acontece muitas vezes, quando os empreendedores começam um pequeno negócio ficam muitas vezes presos a esta noção de pequeno negócio, sem fazer bons planos para o futuro e para o sucesso que podem ter.

Por exemplo, um negócio de venda e produção de queijos artesanais com leite de cabras que são particulares. Passados dois anos o negócio fica tão bem-sucedido, que os produtores não conseguem dar conta dos pedidos porque não há produção de leite suficiente. Nesta fase os produtores já têm uma idade avançada e estão cansados e desesperados, como não conseguem arranjar outra alternativa acabam por vender o negócio.

A solução perfeita seria ter planeado para este sucesso. Em vez de estarem em aflição por arranjar outros produtores de leite e deixarem acumular as encomendas, já podiam ter feito contactos, podiam ter arranjado parceiros de negócio para dar continuidade ao negócio em vez de estagnar e vender.

6. Má gestão

E por último, esta é talvez a principal razão pela qual a grande maioria das empresas falharem – má gestão. Um empreendedor tem um grande poder dentro da sua empresa, e este poder acarreta uma grande responsabilidade.

De certeza que já cruzaste caminho com empreendedores que estão muito presos aos seus ideais, e que são inflexíveis a novas metodologias de trabalho. Esta característica é particularmente persistente nos empreendedores mais velhos. A melhor forma de nos conseguirmos adaptar ao mundo dos negócios (e ao mundo no geral), é saber evoluir.

É fácil sermos complacentes e fazermos suposições quando um negócio está a correr bem, acabando por cair na sensação de falsa segurança, que a empresa está a operar no seu melhor e a produzir nas melhores condições. Se não tivermos cuidado, é precisamente nesta situação que se pode começar a instalar o caos.

 

Um pequeno negócio falhar por falta de planeamento é inevitável. Depois de perceberes que tipo de planeamento é necessário para precisas fazer para começar o teu negócio, é apenas uma questão de aprender mais sobre isso e seguir em frente.

A verdade é que a parte que vem antes, o planear, é sempre mais complicada do que a parte seguinte, que é o fazer. Mas não deixes que este trabalho te desanime, um negócio bem pensado é um negócio que tem todo o potencial.