5 Questões que deve fazer a si próprio antes de aceitar um emprego

Homem pensativo

Por em Desemprego


O momento em que somos os escolhidos para ocupar uma vaga é certamente positivo e alegre, no entanto é sempre bom saber para onde vamos e em que condições.

Muitas vezes não fazemos essa análise com frieza e depois de ver na realidade como as coisas são queremos é sair rapidamente. Para evitar perder tempo, chatices e ficar mal visto é sempre bom estar bem informado sobre o que vai fazer.

Antes de aceitar um emprego deve colocar algumas questões a si mesmo para perceber se realmente está preparado para aceitar aquele o desafio e em que circunstâncias.

Cursos de Formação com Desconto →

Estou clarificado em relação às tarefas diárias?

As ofertas de emprego na maioria das vezes não contêm toda a informação relevante sobre as tarefas que o candidato escolhido irá realizar. É importante você conseguir receber essa informação antes ou durante a entrevista, ou mesmo através de telefone ou email.

Terei as qualificações necessárias para o cargo?

Esta é um pergunta que fazemos recorrentemente quando não estamos seguros de nós próprios. É importante não mentir nem inventar no seu currículo competências que não tem, porque senão quando é chamado a demonstrá-las irá vacilar.

Será que conheço a cultura da empresa e vou conseguir adaptar-me?

Se já tivemos empregados no passado sabemos que as empresas não funcionam todas da mesma forma. Se você estava acostumado a um certo tipo de horário, tratamento ou outras condições que agora poderá não ter terá que se adaptar.

Tenho conhecimento sobre as condições remuneratórias e compensações?

Duas das coisas mais importantes que devem ficar logo esclarecidas são as condições remuneratórias e o pagamento de compensações de trabalho – para que depois não haja o dito por não dito. Se você souber de antemão o que vai e como vai receber, saberá com o que vai contar e não poderá depois alegar que não sabia. Da mesma forma o patrão não poderá fugir a essa responsabilidade que acordou consigo.

Como é que este emprego encaixa na minha carreira?

A necessidade de receber um salário é o factor mais importante neste momento em Portugal devido à conjuntura económica. As pessoas que aceitam empregos fora da sua área de residência fazem-no por necessidade e não por que assim querem que seja.

Na vida muitas vezes temos que dar passos para trás para depois dar outros para a frente. Você terá que saber identificar em que circunstância da sua vida se encontra e qual o rumo que quer dar à sua carreira, mesmo que tenha que fazer um interregno temporário.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.