O que significa ser empreendedor

espaço de trabalho dum empreendedor

Por Ofertas de Emprego em Carreira 17-12-2020


Empreendedor é aquele que pega numa ideia e transforma-a num negócio. São todos aqueles que fazem a gestão de um negócio e assumem o risco do seu sucesso.
16
Esta definição não é rígida e existem vários tipos de empreendedores. Para compreendermos melhor o que é um empreendedor, é preciso aprendermos mais um pouco sobre os vários tipos de empreendedores, o que fazem e as características que são comuns entre eles.

O que significa ser empreendedor

O empreendedor é aquele que arrisca numa nova ideia de negócio, é criativo, inovador e ousado. É aquele que define como é que o seu negócio vai funcionar, como é que são ser os seus produtos e/ou serviço e que posição vão ter no mercado. Para além de todo o risco que assume, nesta procura de novas ideias de negócio, são geralmente aqueles que lucram de forma mais significativa com o sucesso do seu trabalho.

Como é que um empreendedor trabalha

Ser empreendedor é ser um dos grandes motores da economia. São pessoas assim que ajudam o mundo dos negócios crescer, através das suas ideias inovadoras e dos riscos que tomam ao iniciar o seu negócio. A percentagem de novos negócios que conseguem resistir ao primeiro ano é bastante baixa, mas se for realmente uma boa ideia, que seja bem gerida, vai tem uma grande probabilidade de prosperar e ao mesmo tempo elevar o sector de forma dramática.

Características de um empreendedor de sucesso

Se analisarmos alguns dos empreendedores mais bem-sucedidos, há um conjunto de características que se destacam:

Paixão: Se falares com qualquer empreendedor, a primeira coisa que te vão dizer é que sentem uma imensa paixão por aquilo que fazem. Se consideras que podes vir a ser um empreendedor, procura uma ideia que te apaixone. Estar a fazer o que se gosta traz-nos prazer, e isso é um dos melhores indicares de sucesso.

Pensamento crítico: Esta é outra característica que vai diferenciar o empreendedor daquele que copia o negócio dos outros. Um empreendedor consegue ver para além do que lhe é apresentado, tem um pensamento “fora da caixa”, que lhe permite avançar com o seu negócio mesmo quando os outros possam questionar as suas ideias.

Otimismo: Mais uma obrigatória. Tendo em conta todas as dificuldades que encontramos no mundo dos negócios, um empreendedor de sucesso tem mesmo que ser uma pessoa otimista para conseguir enfrentar estes obstáculos sem ir abaixo.

Confiança: No seguimento do otimismo, vem aliada a confiança. Isto não quer dizer que um empreendedor não tenha as suas dúvidas, o que difere é que o empreendedor consegue ultrapassar estas dúvidas e acredita na sua capacidade para erguer o seu negócio.

Orientados para resolver problemas: Para o bom empreendedor, onde há um problema há uma solução. No mundo dos negócios é fácil não haver recursos materiais, recursos humanos ou até conhecimento (formação), um bom empreendedor consegue perceber como usar o que tem, para tirar o melhor proveito de todos os recursos que possuí, de forma a alcançar os melhores resultados possíveis. Ou seja, o empreendedor não deixa que os obstáculos que são normais surgirem, e conseguem ultrapassá-los apesar das dificuldades que possam surgir.

Visão: Também é uma das características que conseguimos associar logo com um bom empreendedor. Para conseguir criar/gerir um negócio, é preciso ter uma visão clara do que se pretende desde o momento da concepção do mesmo. É também a força motriz que ajuda a alcançar o objectivo.

Foco: Sem foco seria muito difícil conseguir ultrapassar todas as fases da implementação de um negócio. Um dos grandes problemas de muitas star-ups, é ficarem presas na noção de que o seu produto/serviço tem que ter resultados rápidos ou não conseguirem gerir o tempo e ficarem presos em tarefas que não vão gerar resultados. O empreendedor não se vai distrair facilmente com este tipo de questões, e vai conseguir gerir o negócio de forma a obter resultados satisfatórios a longo prazo.

Orientado para o “fazer”: Por último mas não menos importante, o empreendedor não é aquele que está à espera que as coisas lhe caiam no colo. Um bom empreendedor vai fazer acontecer, sem esperar que alguém faça por ele. O empreendedor faz acontecer e sabe como combater a procrastinação.

Os vários tipos de empreendedores

  • Pequena ou média empresa;
  • Empresa familiar;
  • Negócio online;
  • Inventor;
  • Empreendedor como estilo de vida (com o surgimento do YouTube e redes sociais, este tipo de empreendedor é aquele que consegue fazer do seu negócio um estilo de vida e utiliza os seus interesses pessoais para conseguir manter o seu negócio. Exemplo: YouTubers.

Exemplos de otimos empreendedores

  • Bill Gates, talvez um dos mais famosos, afinal de contas é criador e fundador da Microsoft.
  • Elon Musk, fundador da SpaceX.
  • Steve Jobs, fundador da Apple. Empresa que começou numa garagem e hoje tem a expressão que tem no mundo da tecnologia.

Como é que podemos ser empreendedores

Agora que já sabes algumas das características de um empreendedor, só falta referir que para ser empreendedor não é preciso ser rico ou famoso. Há imensos exemplos de pessoas que foram bem-sucedidas na implementação/transformação da sua ideia para um negócio.

Qualquer pessoa pode começar um negócio. Quantos adolescentes começaram a fazer uns vídeos para o YouTube e hoje são grandes empreendedores ou quantos blogues de pessoas comuns, que começaram como forma de entretenimento e agora o blogue deu lugar a um negócio.

Ser empreendedor não é difícil, difícil é todo o trabalho que requer para que a ideia inicial se transforme num negócio de sucesso. E quando dizemos sucesso, não significa que fiques extremamente rico, significa que consegues tirar dali o teu ordenado e passas a não ter patrões.

Para que isso aconteça é preciso

  • Foco em métodos de desenvolvimento de negócios;
  • Arranjar uma ideia pela qual as pessoas vão pagar dinheiro;
  • Faz um plano detalhado da tua ideia/negócio;
  • Sê consistente e dedicado na execução do plano.