6 Formas de ser mais produtivo em teletrabalho

mulher em casa a trabalhar

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 17-03-2021


Estás a gostar de estar em teletrabalho? Sentes que consegues ser produtivo estando em casa ou já começa a ser uma fonte de stress e ansiedade?

Devido à pandemia o teletrabalho foi imposto a muita gente, e se para alguns funciona perfeitamente, para outros nem tanto. E quando estar em casa e trabalhar parece que não combina, então é melhor perceber como pudemos estar e ser melhores. Porque inevitavelmente não vai ser só o nosso trabalho que vai sofrer, a nossa saúde mental também vai ser afetada se não conseguirmos ter equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

E apesar das dificuldades que muitos sentem, estudos indicam que o teletrabalho é tão, ou mais, produtivo que o trabalho presencial. Isto porque há menos distracções (quando não há crianças), não se passa tanto tempo em deslocações e as pessoas sentem-se mais livres para fazer o seu trabalho.

Tendo em conta esta situação, podemos admitir um cenário em que o teletrabalho ou trabalho remoto a longo prazo pode ser uma possibilidade, e se for isso que desejas podes sempre pedir ao teu patrão para continuar.
Por isso é preciso manter o foco, te manteres motivado e produtivo, para evitar um desgaste psicológico e evitar problemas como o burnout.

Aqui damos-te seis formas de optimizar a produtividade enquanto estás a em teletrabalho, que vão certamente ajudar-te a nível profissional.

1. Estabelece uma rotina

Não há nada pior para a produtividade que a má gestão de tempo e tarefas. E isto é muito fácil acontecer dentro da empresa, então quando estamos em casa pode ser ainda pior. Quando vais para o local de trabalho, tens um certa rotina, existem horas de entrar e horas de sair, o mesmo aplica-se quando estás em teletrabalho.

Para começar, é preciso saber o que é teu patrão pretende dos colaboradores que estão em teletrabalho. Vais ter que trabalhar das 9h às 18h ou existe maior flexibilidade nos horários? Depois de saberes o tipo de horário que é esperado, podes começar a traçar um plano diário para quando acordar, quanto tempo tens de manhã para tomar o pequeno-almoço, hora de almoço e pausas. Se ajudar, podes meter tudo isto num calendário no telemóvel com alarmes para te ajudar nos primeiros tempos.

Como estabelecer uma rotina:

  • As horas de trabalho indicadas pela entidade patronal.
  • A comunicação que tem que existir com os colegas e clientes.
  • As horas do dia em que és mais produtivo.

Se tens filhos a situação é mais complexa mas a mesma regra aplica-se, até porque as crianças também necessitam de uma rotina.

O que há a considerar quando existem crianças:

  • Os teus filhos estão em casa a ter aulas online ou vão à escola?
  • Tens um companheiro/a que te ajude com as crianças?

2. Escolhe um local que seja o teu espaço de trabalho

Ter um espaço dedicado para o trabalho, vai ajudar-te manter o foco e a concentração nas tuas tarefas. Evita a tentação de ficar sentado no sofá a frente da televisão, por muito tentador que pareça o mais provável é não conseguires tirar proveito do teu dia assim.

Por isso, encontra um sítio em tua casa que seja o mais indicado, muitas pessoas trabalham melhor na mesa da cozinha, outras na mesa da sala. Encontra a solução que funciona para ti, mesmo que seja num canto do teu quarto com uma pequena mesa. A verdade é que muitos empregos que permitem o teletrabalho não necessitam mais que o computador, uma impressora e uma cadeira confortável.

3. Limita as distracções

Tudo em nossa casa pode ser uma distracção, desde os animais, as crianças, os nossos parceiros e até mesmo as tarefas domésticas. Tenta estabelecer limites no que diz ao teu espaço, mesmo os pais que têm crianças em casa com escola online, o melhor é haver um espaço para as crianças e um espaço designado para o emprego.

Outra das potenciais distracções é o telemóvel e redes sociais, é muito fácil estarmos a fazer uma pesquisa, fazer uma pausa e ficar no Facebook mais tempo do que era preciso. Para evitar ter a tentação de ir para as redes sociais, podes meter o telemóvel longe e não abrir o Facebook no computador a não ser que seja mesmo necessário.

4. Separação o tempo de trabalho do tempo pessoal

Um dos grandes problemas de trabalhar em casa, é não haver uma clara separação entre as horas de trabalho e o tempo pessoal. Como tudo é centrado no mesmo espaço, para muitas pessoas pode ser complicado e acabam por estar mais tempo a trabalhar. E estar mais tempo a frente dum computador não significa necessariamente que se é mais produtivo, essa é uma ideia que já foi desmistificada com exemplos como a Noruega que em média se trabalha entre 37 a 39 horas.

O tempo pessoal é muito importante, especialmente para prevenir problemas de saúde mental. No final do dia de trabalho, passa algum tempo a fazer uma actividade que gostes e cuida de ti praticando exercício regularmente.

5. Usa métodos de aumento de produtividade

Dás por ti a passar as manhãs a ler emails e quando acabas vês que não fizeste muito? Então está na hora de introduzir métodos de gestão de trabalho, para aumentar a produtividade. Ter uma estrutura do dia de trabalho e objectivos, vai ajudar-te a ver o que tens para fazer, o que já fizeste e os projetos em curso.

  • Cria uma lista do que há a fazer: antes mesmo de ir para a cama ou até mesmo no fim do dia de trabalho, faz uma lista de 3 a 5 coisas que queres ver feitas no dia a seguir. Deixa-as visíveis para que no outro dia não te esqueças e comeces logo a trabalhar nelas.
  • Foca-te no que é mais importante: Da lista de projetos que tens que fazer, primeiro faz uma revisão do que existe e dá prioridade ao que é mais importante. Evita a procrastinação.
  • Organiza o email e o computador: para que o trabalho consiga fluir melhor, nada como organizar o email, já os ficheiros digitais no computador, podes organiza-los dentro das pastas corretas para saberes onde está o quê.

6. Comunica regularmente com os teus colegas

Mesmo não estando na empresa, é imprescindível haver comunicação com os colegas. Segundo um estudo elaborado pela Mercer nos Estados Unidos da América, verificou-se de 37% das empresas entrevistas, referem que os seus colaboradores estavam a experienciar problemas a nível da saúde mental pela falta da socialização.

Por isso, fala com regularidade com os teus colegas. Não só te vai ajudar nas alturas mais complicadas em que te sentes mais isolado, mas também te vai ajudar a manter motivado.