6 Modos de trabalhar em casa e cuidar dos filhos

secretária de trabalho em casa

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 07-04-2020


Em resposta à pandemia de COVID-19, umas das primeiras medidas imposta pelo nosso Governo foi o encerramento das escolas e isto fez com que muitos trabalhadores tivessem que vir para casa para cuidar dos filhos. Ao mesmo tempo muitas empresas tiveram que se adaptar e agora muitos de nós estamos em teletrabalho.

Esta nova situação exige que as pessoas se tenham que habituar a uma nova realidade que é trabalhar full time em casa e ainda ter que cuidar dos filhos. Damos-te aqui 6 modos para conseguir gerir o emprego e a família.

1. Cria o teu espaço de trabalho

mulher à secretária em casa a trabalhar

Se tiveres uma casa com espaço pode ser fácil, mas se a casa for pequena é um pouco mais complicado mas não é impossível. Trabalhar no sofá ou na cama não vai funcionar, é uma grande tentação mas já deves ter visto que não é a melhor solução. Seja na mesa da sala, no quarto ou na cozinha, o importante é haver um espaço que seja para trabalhar, bem iluminado e sem distracções.

2. Gere as tuas expectativas

É muito importante saber gerir as expectativas, especialmente agora que temos que gerir as tarefas de casa, os miúdos e o trabalho. É preciso perceber que talvez não vás conseguir ser tão produtivo como eras no local de trabalho, mas isso não significa que haja desleixo. É muito importante manter as tuas chefias informadas sobre o teu progresso, especialmente porque há mais interrupções por causa das crianças.

Isto também é importante fazer com as crianças, explica-lhes que estás em casa mas que estás a trabalhar e precisas desse tempo.

3. Cria uma rotina

Uma das formas de te manteres produtivo é conseguires estruturar o dia, desde o pequeno-almoço ao jantar. Ter as horas de trabalho definidas, horas de almoço, pausas e todas as tarefas de casa. Se tens facilidade de horários e preferes trabalhar à noite aproveita, é o ideal porque não há distracções, tendo o cuidado de não descurar o sono.

4. Planeia atividades que não necessitem de supervisão

criançar a brincar sozinha pintar

Isto vai depender da idade dos teus filhos, para os mais pequenos que precisam de mais atenção, podes arranjar uma caixa especial com todo o tipo de brinquedos, jogos de tabuleiro, puzzles e legos, que não precisam de muita supervisão. A caixa pode ser até ornamentada ao gosto dos mais pequenos. Podem também brincar com tablets em apps de confiança.

Se quiseres elevar estas atividades, podes escrever tudo em pequenos papéis, colocá-los dentro dum saco e quando os miúdos ficarem aborrecidos faz da escolha da actividade uma brincadeira também.

5. Partilha as tarefas de casa

pai e filho a fazer as tarefas da casa

Se estás em casa com o teu companheiro (a) e se o trabalho permitir, o melhor é dividir as tarefas de casa. Por exemplo, fica com as crianças de manhã e faz o almoço e trocam à tarde. Isto garante que consigas algumas horas em que o foco vai ser unicamente o trabalho.

6. Tenta arranjar um tempo só para ti

mulher a descansar no sofá

É muito importante conseguires um tempo só para ti e isso não faz de ti egoísta, é muito importante mantermos paz interior para saber lidar com o trabalho e a vida doméstica. Tenta arranjar uns minutos para fazer alguma actividade de que gostes, que te relaxe e permita recarregar baterias.

Algumas ideias:

  • Yoga;
  • Meditação;
  • Exercícios em casa;
  • Um telefonema a um amigo/familiar;
  • Pintar/desenhar;
  • Ler.

Estes tempos não são fáceis e podemos facilmente entrar em stress, no entanto, gerir bem as coisas não é impossível. Aproveita estas ferramentas e tira o melhor proveito da tua nova realidade.