Devo aceitar um trabalho longe de casa?

Mãe e bébé

Por em Aconselhamento


Cada vez existem menos oportunidades perto de casa e é preciso fazer escolhas, será que é vantajoso aceitar um emprego mais longe?

Portugal é um país relativamente pequeno comparado com outros, se para um português 200 km é uma distância grande, noutros países é como atravessar uma cidade.

O emprego perto de casa será cada vez mais uma miragem, a recessão é enorme e apenas aqueles que acreditam ser capazes de criar negócios o irão fazer, mas não estarão certamente perto de si.

Cursos de Formação com Desconto →

É mais fácil aceitar um emprego em Portugal mesmo estando longe de casa, do que emigrar e estar ainda mais longe. A língua é a mesma, os hábitos e os costumes também, será fácil a sua adaptação e já sabe com o que conta. Lá fora é tudo imprevisível, tanto pode correr bem como mal, e será preciso uma grande dose de auto-estima e perseverança para vingar.

Existem outras questões que afastam as pessoas de uma oportunidade de trabalho longe de casa, mas em todos os casos poderá haver uma solução.

Filhos

Acima de qualquer coisa estão sempre os nossos filhos e o seu bem-estar, por isso é importante saber se eles estão dispostos a abdicar dos seus amigos e da sua escola para abraçar uma nova experiência e novas amizades. É sempre importante contar com o apoio deles numa decisão tão importante.

Crédito Habitação

Hoje os bancos estão conscientes da importância de ter um emprego para poder pagar as prestações de um crédito habitação. Aqui ao lado em Espanha, um banco propôs-se a ajudar os seus clientes a conseguirem um emprego para pagar o empréstimo, e cá em Portugal os bancos têm a necessidade de facilitar a vida aos seus clientes para que possam ir pagando os seus encargos. Consulte o seu banco para saber das alternativas.

Relações Amorosas

A nossa vida tem de se adaptar aos novos tempos, e com isso os relacionamentos. Se o seu relacionamento é forte, certamente superará a distância, sendo que ao fim-de-semana será possível matar as saudades de uma semana intensa de trabalho.

Amigos

Os amigos são para as ocasiões, e uma ocasião de emprego em tempos tão adversos não pode ser desperdiçada. Se conseguir ir ao fim-de-semana à sua terra as amizades continuarão a perdurar, já que durante a semana dificilmente existe tempo para relaxar. Combine encontros para os fins-de-semana e verá que a semana correrá mais depressa e com mais animação.

Apoios

O governo anunciou novas medidas de apoio ao emprego e uma delas está relacionada com a mobilidade dos trabalhadores. A medida ‘Apoio à mobilidade geográfica no mercado de trabalho’ vem atribuir compensações a quem estiver no desemprego e aceite um trabalho a mais de 50km da sua residência.

Para saber mais sobre este apoio consulte o nosso artigo Apoio à Mobilidade Geográfica no Mercado de Trabalho.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.