O que é e como combater a procrastinação

Preguiça para concluir tarefas

Por em Aconselhamento


Hoje a situação económica de uma grande maioria dos portugueses é difícil e não permite grandes riscos, talvez por isso muitos de nós têm que andar a adiar tarefas e ideias com receios e desculpas.

A procrastinação está bem presente em cada um de nós quando adiamos algo, arranjando desculpas para não o fazer.

Hoje prometemos que vamos à entrevista, ao Centro de Emprego, entregar o CV àquela empresa, falar com um amigo, etc, e acabamos por não fazer nada disso substituindo até essas tarefas por outras. No dia seguinte a mesma coisa e continuamos a adiar o inevitável e a sentir-nos cada vez mais culpados.

Cursos de Formação com Desconto →

A procrastinação pode ser um problema de saúde crónica caso se manifeste inúmeras vezes e em nenhuma delas a pessoa ser capaz de voltar atrás e concluir as tarefas que estavam delineadas. Ela pode manifestar-se apenas numa tarefa em particular, por isso acaba por ser difícil ao indivíduo aperceber-se dessa situação.

Ao não concluir as tarefas a pessoa irá sentir-se mal com ela própria, irá sentir stress, irá tentar esconder-se atrás do problema, mas voltará a repeti-lo consecutivamente se não tiver uma enorme força de vontade em concluir o que deixou para trás.

Sendo um problema do foro psicológico algumas dicas também podem ser úteis, não só para aceitar que sofre desse problema como para ajudar a ultrapassá-lo. Veja algumas perguntas que são comuns a quem sofre de procrastinação, identifique-se e tente perceber como ultrapassar o estigma.

Não tenho as ferramentas que preciso

É uma desculpa comum mas que pode ser facilmente resolvida se colocar em primeiro lugar a tarefa de arranjar as ferramentas que precisa. Após tê-las já pode concluir o que tinha para fazer anteriormente.

Preciso de relaxar e fazer uma pausa para focar-me

Tudo bem, as pausas são importantes no entanto substitui-las para navegar nas redes sociais não é bem uma pausa nem ajudará a focar-se. A preocupação com a saúde mental é importante, mas não arranje desculpas com ela para evitar fazer qualquer coisa.

Eu faço amanhã

Só que o amanhã nunca mais chega. No calendário ele chega mas as tarefas a executar serão as mesmas, é como se você não conseguisse sair do mesmo dia. Se você começar hoje mesmo que não acabe a tarefa, vai sentir-se melhor no dia seguinte de manhã porque já tem alguma coisa feita, e acabará por concluir tudo.

Prefiro fazer noutro local onde trabalho melhor

Os locais podem ser propícios a uma melhor produtividade mas não impedem ninguém de concluir tarefas. Você terá que ser capaz de trabalhar em qualquer lugar em qualquer circunstância, sendo que o valor do trabalho pode ser melhor ou pior.

Os locais são importantes para os negócios de proximidade, não podem ser uma desculpa para não concluir tarefas.

Vou escrever as tarefas numa lista

As listas são ótimas para organizar as suas tarefas e conclui-las, mas não pode evitá-la cada vez que pensa em fazer alguma coisa. Se fizer a sua lista já está a concluir uma tarefa importante.

Não posso fazer esta tarefa sem fazer outra que estava primeiro na lista

Se você pode concluir já uma tarefa por ser simples ou rápida faça-a logo, não hesite nunca. Você é um ser humano e tem capacidades para executar tarefas independentemente da ordem. Você tem que ser flexível e é melhor ter uma tarefa concluída do que não ter nenhuma.

É muito trabalho para mim

Quanto mais tarefas deixar por fazer mais se vão acumular. Tire uns dias para fazer uma grande parte delas sem desculpas ou preguiça. Após esses dias irá sentir-se aliviado, responsável e trabalhador porque já concluiu grande parte das tarefa que teimavam em preocupá-lo.

Liberte-se da culpa concluindo tarefas custe o que custar.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.