8 Formas de evitar o burnout para quem está numa pequena empresa

homem a trabalhar ao computador na mesa da sala

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 05-04-2021


Muitos empreendedores em pequenas empresas consideram o seu trabalho como sendo o seu “bebé”, por isso é que é tão difícil separar a vida pessoal da profissional. Especialmente quando se se gosta do que se faz. E por mais que seja complicado fazer essa separação, no intuito de não chegar a um estado de burnout, é muito importante haver uma separação entre as horas dispensadas na empresa e horas para lazer e vida pessoal.

E nós sabemos que é muito complicado, especialmente se estás a começar a tua empresa, porque estás entusiasmado e queres ver as coisas a funcionarem e isto faz com que as horas passem sem te dares conta. Excesso de trabalho num dia passa a excesso de trabalho durante semanas e de semanas vais passar a meses, e quando te deres conta a tua paixão e o teu pequeno negócio passou a ser a fonte do teu mal-estar.

1. Pará e organiza-te

Se no fim do dia de trabalho olhas para a papelada e não conseguiste dar conta do que desejavas, então está na hora de encontrar uma solução para organizar o teu fluxo de trabalho. Quando estamos focados no trabalho, a desorganização é uma grande fonte de distracção. Por isso, se te apercebes que os teus ficheiros no computador já estão por todo o lado, se os documentos e burocracia se começa a acumular na secretária, então pára e procura um bom método de organização de trabalho.

E até tens várias opções:

  • Agenda física
  • Post-it
  • Agenda no calendário no computador e telemóvel
  • Trello (tem opção gratuita – podes por no computador ou ter a app no telemóvel)

2. Prioridades primeiro

Todos os empreendedores têm imensas coisas que têm que fazer, e por isso é muito fácil ficar fixado na quantidade de coisas que se tem que fazer, quando se devia começar a organizar as tarefas. Isto é um erro. Em vez de começar a stressar com a quantidade de tarefas a fazer, para que o trabalho corra bem é preciso fazer uma lista do que há a fazer, verificar o que é mais importante e começar por aí.

À medida que vais completando tarefas podes ir rectificando a lista, se assim for necessário. Isto evita que te stresses com a desorganização evitando piores consequências, que é o burnout.

3. Programa tempo de lazer

Se estás absolutamente cheio de trabalho, provavelmente vai ser muito difícil arranjar tempo para ti. Por esta razão é que é importante agendar tempo lúdico ou simples pausas na tua agenda. Podes começar com pequenas coisas como um almoço que não seja no escritório em 15 minutos, agenda um almoço e bloqueia esse tempo na tua agenda.

Mais tempo para ti significa estares mais relaxado, e consequentemente ficas menos propenso a desenvolver sintomas de burnout.

4. Percebe quais os factores que te fazem entrar em stress

Um dos grandes problemas relacionados com burnout no trabalho é haver factores que nos levam a um estado de frustração, que muitas vezes não reconhecemos. Provavelmente estão relacionadas com aquilo que não gostas de fazer dentro da tua empresa, e nestes casos acabamos por procrastinar e só as fazemos no último minuto.

Depois quando começamos a fazer essas tarefas, acabam por demorar mais tempo do que achávamos que ia demorar, já estamos em cima do prazo de entrega/finalização e começamos a sentir culpa, stress e frustração. Ao reconhecer estes factores, vais conseguir fazer uma agenda onde colocas estas tarefas e as executas o mais rápido possível.

5. Delega

Se a tua empresa já tem alguma dimensão, então está na altura de não seres tu a fazer tudo. É impossível conseguirmos dar conta de tudo. Procura nos teus colaboradores que está mais apto para fazer determinadas tarefas e delega trabalho, de forma a maximizar o teu tempo e o impacto das tuas competências.

6. Diz não

Como deves saber, é muito complicado dizer que não a uma proposta de trabalho, especialmente se estás no início da tua empresa e queres destacar a tua marca. Mas a verdade é que aceitar todas as propostas de trabalho também é mau.
E porquê? Porque acabas por ficar com excesso de tarefas, muito provavelmente não vais dar conta de todas as tarefas e podem acontecer duas das seguintes situações, mau serviço/produto ou demorar muito tempo para terminar os trabalhos.

7. Mantém-te saudável

Na tua empresa tu és o ator principal, por isso é que é muito importante que te mantenhas saudável. Muitos empreendedores sentem que têm tanto que fazer, que acabam por descuidar o exercício físico e boa alimentação. Se sentes que não tens tempo para praticar exercício, então mais uma vez tens que agendar esse tempo e cumpre o que agendaste.

No fim de algumas semanas já vais conseguir ver alguns resultados, tanto a nível físico como a nível da tua saúde mental.

8. Pausa nas tecnologias

No fim do teu horário de trabalho, desliga um bocado das tecnologias. A nossa mente precisa de uma pausa para que possamos processar o que passamos no dia, especialmente se estamos a ter que tomar decisões difíceis.

 

O burnout é um dos grandes problemas do século XXI no entanto é uma condição que é completamente evitável, especialmente com todos os recursos que temos disponíveis. Neste caso a tecnologia pode ser uma grande aliada ao facilitar o teu dia, sendo mais produtivo e eficiente. Se queres continuar com a tua empresa então cuida de ti, para que possas continuar um empreendedor de sucesso por muitos anos.