Ter sucesso no emprego como administrador

homem a gerir equipa

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 08-05-2020


O que é que faz de alguém um bom administrador?

Para uns, implica controlo e alguma margem de manobra, para outros tem tudo a ver com a liderança. Muito se tem debatido se ser um bom administrador (chefe de equipa) é uma competência inata ou se é algo quase vai adquirindo ao longo da vida.

Certo é que um bom administrador sabe o que os seus colaboradores precisam para trabalhar de forma mais eficiente, serem mais produtivos e como contribuir para um boa experiência para os clientes e um ambiente de trabalho harmonioso.

O que significa ser um administrador

Cabe ao administrador levar a cabo a missão da equipa ou empresa, e é da sua responsabilidade garantir que essa missão seja alcançada de forma eficaz. Isto significa que é preciso saber equilibrar as obrigações pessoais, as da equipa que supervisiona e as dos patrões.

Um administrador não é necessariamente um líder, mas um bom líder geralmente chega a uma posição de administrador, conseguindo ser um bom profissional nesse papel, por perceber como fazer uma boa supervisão das pessoas e conseguir ter ótimas relações com os colegas.

O mais importante para se ser um administrador de sucesso, é ser alguém que os outros respeitam e querem seguir. Mesmo que comeces com um cargo inferior, tudo o que fazes dentro da empresa vai determinar se um dia os teus colegas vão querer seguir-te como seu superior. Sem pessoas que confiam em ti, não vais conseguir ser um bom administrador ou bom líder.

Dicas para te tornares um bom administrador

1. Esquece o passado

Se estás a passar por esta situação percebes o que queremos dizer, foste promovido mas a tua mentalidade ainda está lá trás quando eras só mais um colaborador a fazer o teu trabalho de forma individual. Tens que deixar esse pensamento lá atrás, agora és um administrador, o teu papel é gerir as pessoas de forma efectiva para que o trabalho seja bem feito.

2. Cria laços interpessoais eficazes e responsivos

Um dos melhores pontos por onde começar, para te tornares um bom administrador, é apostar na empatia, conseguir demonstrar que te preocupas com as pessoas, sentido de colaboração, respeito, confiança e que estás atento à equipa. Espera-se de um bom administrador que seja capaz de tratar as pessoas com respeito e dignidade, que mantenha a sua palavra e projecte integridade e carácter mesmo durante as situações mais desafiantes.

3. Comunica de forma eficaz

Um bom administrador é aquele que comunica bem cara-a-cara, por mensagem ou por email. A escuta ativa e conseguir dar bom feedback caracterizam as interacções com os outros. O melhor é ter sempre “a porta aberta” a feedback, sem que haja da tua parte uma resposta na defensiva. As pessoas sentem-se valorizadas quando são ouvidas, aplica isto no teu dia-a-dia.

4. Cria um bom ambiente

Faz do teu ambiente de trabalho, aquele onde todos querem estar. O objectivo é criar um ambiente com a moral em alta e que haja reconhecimento do trabalho de todos, o que faz com que as pessoas fiquem mais motivadas para trabalhar. A disposição que trazes para dentro do trabalho vai criar o tom para o trabalho, e isso vai acontecer todos os dias.

5. Sê um exemplo

Não há nada pior que um administrador que está lá no seu gabinete, nunca sai para ver o trabalho, nem percebe a dinâmica e mesmo assim se alguma coisa correr mal a culpa é sempre da equipa. Não sejas esta pessoa. Um bom administrador não tem receio de arregaçar as mangas e fazer, de estar com as pessoas e perceber o que está a acontecer e como o trabalho é feito.

Tens que ser um líder, mostra como queres que os outros sejam sendo e fazendo, e dá o mérito à tua equipa quando fazem o que foi pedido. Assim as pessoas vão reconhecer uma autoridade em ti, porque dizes e fazes a mesma coisa.

6. Atribui, delega e gere

De forma justa distribui o trabalho pela equipa com base na experiência e competências de cada individuo e nas necessidades da equipa. É aqui que começas a criar confiança. Delega autoridade para executar tarefas, mas entende que nunca vais poder delegar a responsabilidade pela performance ou realização do trabalho. A responsabilidade pela conclusão eficaz do trabalho vai recair sempre em ti. Elabora um painel onde possas gerir a performance em tempo real. Este é o começo para criar um espírito e orgulho de equipa.

7. Investe nos outros

Não há mal nenhum em ver os outros serem bem-sucedidos, um erro muito comum de muitos administradores é acharem que por alguém da equipa conseguir progredir nas suas competências, isso será uma ameaça. Só é uma ameaça se não fores um bom administrador.

Ajuda os outros a crescer profissionalmente, a adquirirem novos conhecimentos e competências através de formações ou no trabalho. Faz com que este crescimento profissional seja um objectivo para as pessoas da tua equipa. Isto faz com que os colaboradores sintam que estás preocupado com o seu percurso profissional. Uma vez que este reconhecimento é um dos factores mais importantes que as pessoas precisam tirar dum emprego.

 

Resumindo, o que pode fazer de ti um bom administrador é: ter integridade, disciplina, não ter receio de correr riscos, seres alguém que promove a colaboração entre todos, que se dá ao respeito e respeita os outros, dá o exemplo e promove um bom ambiente no trabalho.
Isto são apenas alguns pontos por onde podes começar; se ainda não és administrador mas desejas uma posição assim, começa por aqui, mostra que tens estas capacidades no teu local de trabalho e quem sabe consegues a promoção que tanto desejavas.