Posso ser alvo de layoff por causa da minha idade?

Homem carrega os seus pertences após layoff

Por em Layoffs


Não, mas o que acontece no mercado de trabalho não é vistoriado por alguma entidade com competências para tal e a lei muitas vezes não é cumprida.

Grávidas, pessoas deficientes e pessoas com alguma idade são os alvos privilegiados quando uma empresa precisa urgentemente de reduzir custos com pessoal. Muitas vezes olha-se para os profissionais séniores com a ideia que se irão retirar em breve e por isso já não precisam de trabalhar – mas precisam, e fazer deles bodes expiatórios para layoff é ilegal.

Os profissionais séniores têm experiência como ninguém mas também são um custo avultado para uma empresa porque acumularam direitos e aumentos salariais durante anos. Depois também são vistos como um bloqueio à inovação e implementação de novas ideias por terem trabalhado sempre da mesma forma ou porque não quiseram obter mais conhecimento do que aquele que têm.

Cursos de Formação com Desconto →

Independentemente das razões que levam os séniores a serem alvos privilegiados para layoff, são pessoas com sentimentos e com vida familiar e devem ser tratadas com o máximo respeito.

Como identificar comportamentos que indiciam que você poderá ser a próxima vítima de layoff:

Comentários

Quando algum superior ou mesmo o patrão se refere a si com termos como “velhote” ou “avôzinho” é uma evidência clara de discriminação. Também é possível que isso aconteça de forma mais subtil como por exemplo “A empresa precisa de sangue jovem!”.

Tratamento

Se a sua posição dentro da empresa requer alguém com larga experiência e o único a ser posto em layoff é você em detrimento de colaboradores mais jovens e inexperientes, você está a ser vítima de discriminação. Se você tem sido um excelente profissional ao longo de muitos anos e sem qualquer tipo de problema disciplinar, não há nenhuma razão para ser afastado.

Opções

Se você é confrontado com a opção de descer no seu posto de trabalho ganhando menos ou será colocado em layoff, está a ser vítima de discriminação. A empresa desculpa-se com o seu elevado salário mas ao mesmo tempo coloca-o entre a espada e a parede.

Problemas disciplinares

Quando o problema é dinheiro uma empresa não olha a meios para se livrar de custos e se for preciso vão vasculhar todo o seu histórico todo à procura de um problema disciplinar que possa ter acontecido no passado. Na posse de tais elementos poderão facilmente julgá-lo e dar prioridade a um jovem que ainda nem sequer teve tempo de fazer asneiras.

Por mais leis que haja, se não houver um controlo haverá sempre forma de contornar, e este é um dos casos em que isso pode acontecer. Se está a ser vítima de descriminação por causa da idade fale com um advogado, e se não conseguir manter o seu posto de trabalho pelo menos tente chegar a um acordo com mais benefícios para si.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.