Como obter o reconhecimento merecido no trabalho

Medalha

Por em Carreira


Nos dias de hoje é extremamente difícil ver reconhecido o nosso mérito dentro de uma organização, mas há formas de tentar contornar a situação a seu favor.

O mérito devia ser uma das prioridades das empresas em Portugal, tal como acontece nos países mais desenvolvidos, no entanto a crise económica veio adiar ainda mais esse fator crucial na progressão de carreira.

Quando foi a última vez que você executou uma tarefa difícil com resultados brilhantes, ou ajudou um colega a fechar aquele negócio importante? Recebeu algum agradecimento por isso? Não se crucifique por causa disso, é mais comum não haver esse reconhecimento do que efetivamente ele existir.

Cursos de Formação com Desconto →

Esta falta de sensibilidade pode ser justificada de várias formas, desde logo pela azáfama dos dias de trabalho, por esquecimento, por falta de cultura de reconhecimento na empresa, entre outras.

O reconhecimento quando é feito por parte dos colegas de trabalho ou dos responsáveis da empresa, deve ser espontâneo e sincero – nunca forçado por si.

Existem algumas estratégias que o podem ajudar a obter esse reconhecimento, veja quais.

Reconheça o mérito do outros

Para você receber o seu mérito também é importante que quando um colega seu ou um responsável superior faz um bom trabalho você também saiba reconhecer isso. Se não existe essa cultura você pode ser pioneiro na sua empresa reconhecendo valor nas ações dos outros.

Lembre os outros da conclusão das suas tarefas

Para ver o seu trabalho reconhecido por cargos superiores da empresa é preciso que eles saibam quando você termina a suas tarefas e a qualidade com que as executou. Reúna de vez em quando com o seu patrão ou superiores para os elucidar que concluiu tarefas importantes para a empresa com distinção, e não se esqueça de atribuir crédito aos seus colegas caso eles tenham participado em alguma tarefa.

Participe em programas de mérito

Se a empresa já tem algum programa interno de mérito, como por exemplo o empregado do mês, colabore efusivamente para receber esse reconhecimento. Leia e entenda as regras de participação, e sempre com uma postura séria reconheça quando algum colega seu ganha.

Aceite o reconhecimento com humildade

É sempre importante saber perder e ganhar, e quando se ganha também é importante saber estar. Aceite qualquer reconhecimento de forma humilde e respeitosa. Não diga que não merece um elogio ou que não deveria receber uma distinção se efetivamente sente que lhe assenta bem e lhe pertence por completo.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.