Razões para não ter tido uma segunda entrevista

mulher em stress ao computador

Por Ofertas de Emprego em Entrevista 01-06-2020


Conseguir ser chamado para uma entrevista para uma oferta de emprego, é um passo na direção certa. A procura de trabalho pode ser um caminho repleto de frustrações, mas nenhum é tão desanimador como estar preso na mesma rotina de entrevistas e não ter respostas.

Seja porque não estás a conseguir ganhar o interesse do recrutador, ou estás a ter dificuldades em responder às perguntas mais pessoais nas entrevistas, se estiveres pronto para fazer alguma introspecção, vais conseguir perceber o que estás a fazer de errado.

Razões pelas quais não foste chamado (que não estão relacionadas contigo)

Antes de percebermos o que estamos a fazer de mal, temos que ter noção que há muitos factores que podem influenciar uma empresa/recrutador a não chamar os entrevistados para uma segunda entrevista.

Em muitas ocasiões não vais ser avisado destas mudanças, por isso não desanimes logo. Vamos analisar o que pode ter acontecido que não está relacionado contigo.

  • As necessidades da empresa mudaram

O mercado laboral e as empresas estão em constante mudança, as necessidades das empresas são revistas e realocam os recursos financeiros para os sectores que necessitem mais. Pode até acontecer mudarem uma equipa de local ou até de funções no meio da tua entrevista.

Quando isto acontece, algumas empresas, vão acabar por te informar desta mudança.

  • O recrutador já pode ter alguém em mente para a oferta

Já todos dissemos, nem que seja em tom de brincadeira “abriram aquela vaga para alguém”, o que muitas vezes pode ser verdade. Não tira o valor dessa pessoa, mas é uma das situações que acontecem e por muito boa que tenha sido a tua entrevista, o recrutador já tem uma pessoa escolhida e não há nada a fazer.

Razões pelas quais não foste chamado (que podes controlar)

  • Como é que estão as tuas redes sociais?

Antes mesmo de ir a uma entrevista deves rever as tuas redes sociais, cada vez mais os recrutadores e as empresas querem saber quem estão a recrutar e não há melhor fonte que as redes sociais. Não há nada de errado em partilhar uma fotografia tua em bikini nas tuas férias, no entanto há muitas empresas que podem não gostar e acabam por não te escolher. A melhor opção é teres as tuas contas em privado, para que quando te vão ver só tenham acesso a publicações mais profissionais.

  • Chegaste tarde?

Andaste perdido pelos corredores, havia trânsito e o Google Maps não ajudou, o autocarro chegou atrasado. Azares acontecem e são mesmo nestas situações que parece que acontecem mais, e infelizmente vai ser logo um ponto negativo a teu desfavor. Deves fazer de tudo para chegar a horas, ou até chegar uns minutos mais cedo. Se o local onde vais fazer a entrevista estiver perto de um parque ou cafés, podes aproveitar para esperar aí e aproveitar para relaxar um pouco antes da entrevista.

  • Não ires de encontro à cultura da empresa

Temos que ter muito cuidado com a roupa que escolhemos para ir a uma entrevista. Se um fato e sapatos engraxados são uma ótima opção para um emprego num escritório, ir vestido assim para uma empresa com uma cultura mais relaxada, pode dar a parecer que és uma pessoa mais rígida que não se vai encaixar com os outros.

  • Fizeste a tua pesquisa sobre a empresa?

Não deixes de o fazer, à algum trabalho mas irá fazer toda a diferença. Vai ao site da empresa e lê tudo o que há para saber e o que é dito sobre a mesma nas redes sociais. Isto vai ajudar-te a responder às perguntas nas entrevistas, de como é que és a melhor pessoa para aquela posição e como as tuas competências vão de encontro às necessidades da empresa.

  • Mostraste o melhor de ti?

Se temos que ser sempre profissionais, mostrar um pouco de nós não faz mal. Quem te está a entrevistar está à procura de uma pessoa, não um robot, com o qual vão estar a trabalhar todos os dias. O ideal é sorrir, ser carismático e agradável, o que ajudará a que te vejam mais como pessoa, e por isso ajudar-te no processo de selecção.

Ao contrário, estar sempre a interromper o recrutador ou dar a impressão que estás desesperado vai com toda a certeza ser um fator de eliminação.

  • Fizeste perguntas?

Aqui entra também a parte de pesquisa, saber toda a informação possível sobre a empresa para que possas fazer perguntas, no fim da entrevista ou enquanto estás a ser entrevistado. É bom teres algumas perguntas preparadas, 2 ou 3 são suficientes.

  • Prestaste atenção ao recrutador?

No seguimento das questões, estiveste a prestar atenção ao que te foram dizendo para conseguires responder e fazer perguntas de acordo com o que te foi dito? Mostrar interesse e ter uma escuta ativa, mostrar que estás a levar a sério a entrevista e mostrar que também vais levar a sério o teu trabalho.

  • Enviaste um email a agradecer a entrevista?

Por fim, mas não menos importante, quando há possibilidade, envia sempre um email personalizado a agradecer a entrevista. Isto mostra que estás disposto a fazer um extra para conseguires aquela vaga. Isto também te vai ajudar no sentido em que o recrutador vai pensar novamente em ti.

O mais importante disto tudo, não leves a peito se não fores chamado para uma segunda entrevista ou não te disseram nada após a primeira entrevista. Sim é difícil, mas o melhor nestas situações é voltar “à carga”, continuar a tua procura, fazer as tuas pesquisas e preparar para a próxima entrevista, até que encontres o emprego certo para ti.