4 Erros que deve evitar cometer numa entrevista

Entrevista de Emprego

Por em Entrevista


Uma entrevista é o culminar que vários dias, semanas ou meses a efectuar candidaturas na Internet ou mesmo a anúncios de jornais, e como sabe bem ser chamado para o juízo final.

Apesar de ser positivo ter uma entrevista marcada não quer dizer nada em termos de contratação, na verdade será preciso passar com distinção esta última etapa e esperar ser o melhor entre os candidatos seleccionados.

A preparação para uma entrevista é fundamental para conseguirmos responder convincentemente às questões que nos são colocadas, no entanto e apesar de podermos estar bem preparados o nervosismo e a pressão de falhar poderá deitar tudo a perder.

Cursos de Formação com Desconto →

Se pelo contrário você não se preparou convenientemente então a pressão irá aumentar ainda mais, e por mais que você tente disfarçar essa má preparação não vai conseguir.

Indicamos 4 erros comuns mas que você deve tentar evitar quando é chamado para uma entrevista.

Não fazer uma pesquisa sobre a empresa

Quando recebemos a notícia de que fomos escolhidos para uma entrevista a primeira coisa em que pensamos é preparar um cem número de perguntas às quais temos que responder. No meio desta agitação positiva esquecemos-nos de algo também importante que é saber a fundo quem é a empresa. Se alguém lhe perguntar informações sobre a empresa você não vai conseguir responder porque não fez uma pesquisa sobre isso. Procure saber que é CEO, em que cidades estão presentes, o que fazem, etc.

Preocupar-se apenas com o seu estatuto

Hoje em dia o status social está muito na moda mesmo em tempo de crise, e não é qualquer um que aceita trabalhar para determinada empresa devido a esse factor. Se você vai com esse estigma para uma entrevista o mais provável é correr mal, e o mesmo pode acontecer se você pensar que a empresa ou o cargo é um fardo demasiado pesado para si.

Não aparecer para a entrevista

Pode acontecer e ninguém está livre disso, os nervos, a pressão de falhar ou mesmo uma depressão negativa poderá afastá-lo de uma entrevista. Procure os aspectos positivos e aqueles que fazem de si alguém especial para o cargo em questão. Não se preocupe com o que os outros pensam de si, afinal é você que precisa do emprego e não eles.

Ficar agitado em demasia

Uma entrevista é sempre algo que nos coloca mais nervosos e ansiosos uma vez que estamos perto de conseguir um emprego. As coisas podem piorar a partir do momento em que somos confrontados com um entrevistador exigente e ao mesmo tempo mordaz. Questões como “Eu acho que você poderá não estar preparado para este ambiente corporativo, ou será que está?” ou então “Não vejo muita experiência no seu currículo – o que é que o faz pensar que poder ficar com o emprego?” são sempre complicadas de responder e acabam muitas vezes por deitar por terra todo e qualquer planeamento que tenhamos feito. Concentre-se nas respostas mais adequadas sem nunca pensar que já está excluído, estas perguntas são feitas de uma maneira ou de outra a todos os candidatos, só aqueles que não se deixam influenciar conseguem efectivamente vencer.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.