8 formas de ganhar o interesse do recrutador

mulheres a sorrir enquanto trabalham

Por Ofertas de Emprego em Entrevista 26-05-2020


Umas das coisas mais importantes numa entrevista é conseguir agarrar a atenção da pessoa que te está a entrevistar. Conseguir criar uma ligação de empatia com um recrutador pode ser a alavanca certa para te fazer catapultar para o topo da lista dos candidatos.

Desde como tu respondes, às perguntas que fazes (sim deves sempre fazer perguntas), a qualidade do teu CV ou portefólio, à tua pontualidade e forma de estar. Tudo vai ser avaliado por aquela pessoa que te vai entrevistar.

Neste artigo vamos explicar porque é importante criar um laço de empatia com o recrutador e como deixar uma boa impressão que seja permanente.

Porquê criar uma relação com quem nos entrevista?

Por esta altura ainda te deves estar a perguntar porque é essencial criar uma ligação com os recrutadores nas entrevistas, afinal de contas é só a pessoa que te está a entrevistar e até pode não ser a pessoa que te vai contratar. Pensar assim é um erro, quem está a fazer as entrevistas não procura só a pessoa que tem o melhor CV, procura também uma pessoa que se encaixe na empresa, em termos de personalidade.

Ir a uma entrevista não é simplesmente apresentar o CV e ir embora, hoje mais que nunca, temos de ser um “pacote com tudo incluído”. E isto o recrutador só vai conseguir perceber se a tua postura for mais relaxada e mais humana.

Como criar uma boa relação com o recrutador

Agora que sabes a importância desta ligação, vamos perceber como é que podes criar esta ligação. Uma dica muito importante é perceber que do outro lado está uma pessoa, que o mais provável é que já esteja na sua 10ª entrevista, que já ouviu de tudo e quer algo novo.

1. Começa a entrevista com o pé direito

Apresenta-te de forma cordial mas num tom próximo, sem parecer um robot, queres que a outra pessoa se sinta animada por te ter conhecido. Enquanto se estão a cumprimentar podes até dizer “Muito prazer em conhece-lo(a)” ao mesmo tempo que sorris (nunca esquecer que a linguagem não verbal num entrevista, também é avaliada)

2. Observa e depois inicia

Diz-se que a imitação é a maior forma de elogio, quando queres agarrar a atenção de alguém – e rapidamente – usa esta técnica. Observa como a pessoa se comporta, os gestos e as atitudes, e imita-os, isto permite criar uma relação com um completo estranho.

Esta técnica chama-se espelhamento, a psicologia resume-a como a imitação inconsciente dos gestos ou até padrão de fala, da outra pessoa. Esta empatia ajuda a criar relacionamentos fortes ou a destacar-se numa entrevista.

3. Sê simpático e cordial

Isto deve ser um dado adquirido mas nunca é demais falar, mesmo que a entrevista não esteja a correr bem, nunca falhes na tua disposição. Sorri e mostra-te uma pessoa afável. Sê o mais genuíno possível nas tuas interacções e expressa, sempre que possível, emoções positivas. Quem está do outro lado vai tender sempre para quem teve uma atitude mais positiva na entrevista.

4. Torna a coisa pessoal

Se a situação for propícia, partilha alguma informação mais pessoal sobre ti. Fala sobre algum hobbie ou interesse para que o recrutador que te consiga ver melhor como pessoa.

5. Não deixes as perguntas para o fim

Outro aspecto muito importante numa entrevista é mostrar interesse na empresa e na oferta de emprego que está em aberto. Mostrar interesse vai mais além do dizer que gostas muito da empresa, mostrar interesse é fazer as tais perguntas.

Quando estamos no meio de uma entrevista e estamos nervosos, pode ser fácil cair na típica pergunta-resposta, em que o recrutador te faz uma pergunta e tu respondes. Para quebrar um bocado esse círculo, podes aproveitar e no tempo certo fazer uma pergunta sobre o que se está a falar.

Por exemplo: “Pode explicar-me melhor como é que a posição X está integrada na empresa?”

Para isso, estuda um pouco sobre a empresa e sobre a vaga antes de ires à entrevista.

6. Mostra que estás a perceber

Para mostrar que estás a perceber e estás a fazer uma escuta ativa, parafraseia certas expressões a outra pessoa está a dizer (não em excesso, claro).

7. Toma atenção a todos

Isto aplica-se em entrevistas com várias pessoas. Não é fácil manter o contacto com todos as pessoas, especialmente se só for um a falar, mas quebra esta tendência e faz por manter o foco de forma igual em todos o que estão na sala. É importante estabelecer uma boa relação com todos e não só com quem te sentes mais à vontade.

8. Envia um email a agradecer a entrevista

Por fim, e muito importante, para além de agradeceres no final da entrevista diretamente ao recrutador. Nas 24h que se seguem à entrevista deves enviar um email de agradecimento, especificando os pontos mais importantes da entrevista. Agradece também pelo tempo que a pessoa passou contigo, e que gostarias de trabalhar com ele(s). Se foram várias pessoas, personaliza cada email, porque certamente que vão comparar e não queres dar a ideia que és desleixado.