Tatuagens e piercings visíveis podem prejudicar na entrevista de emprego

Tatuagem

Por em Entrevista


As tatuagens e piercings visíveis podem mesmo prejudicar um candidato numa entrevista de emprego, sobretudo de houver outros candidatos com competências muito idênticas.

Esta é uma situação delicada que nos leva para questões de exclusão social e discriminação, mas é difícil de perceber o impacto que realmente têm as tatuagens e piercings num momento de decisão como é a seleção de candidatos para um emprego.

As tatuagens e piercings poderão afetar milhares de pessoas em todo o mundo que procuram emprego, sendo que em Portugal não é menos preocupante mesmo não sendo uma prática muito enraizada na nossa sociedade. Em qualquer dos casos os portugueses que aderem a esta forma de expressão corporal ou criativa, têm tido a sensibilidade de assumir o risco mas também de não ir muito além do que é razoável.

Cursos de Formação com Desconto →

Muitos jovens adotam este tipo de prática por diversos motivos, vindo mais tarde a arrependerem-se por já não fazer mais sentido nas suas vidas ou porque em alguma circunstância foi prejudicial.

Em Portugal o patronado costuma ser até bastante condescendente com as tatuagens que estão dentro do razoável e possíveis de tapar com a farda ou vestuário de trabalho. Apesar dos patrões portugueses serem demasiado conservadores, quando é difícil esconder as tatuagens o caso poderá mudar de figura, especialmente se houver necessidade dessa pessoa apresentar produtos ou serviços a clientes, parceiros ou fornecedores.

Muitas pessoas acabam por optar por retirar tatuagens quando estas foram feitas na juventude para não prejudica-las profissionalmente, no entanto os custos elevados da sua remoção acabam por retrair quem as tem, e sobretudo se está numa situação de desemprego. Como alternativa muitas pessoas acabam por tentar esconder através do vestuário sem que o entrevistador ou o patrão saiba que as têm.

Nas áreas ligadas aos espetáculos as tatuagens até são bem vistas, e apesar de começar a haver uma maior abertura das empresas para recrutar pessoas com tatuagens, ainda existe alguma descriminação deste tipo de prática na sociedade portuguesa. Não julguemos as pessoas pela sua aparência, existem excelentes seres humanos e profissionais por detrás de meras tatuagens.

No caso dos piercings a sua remoção é bem mais simples, e até se pode dar o caso de o candidato ser escolhido mas com a condição de removê-los durante o horário de trabalho.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.