Como ter um negócio paralelo ao seu emprego

Secretária Computador

Por em Aconselhamento


A crise financeira que assola a Europa, e outros países no mundo, veio criar mais desemprego e colocar muitas famílias em dificuldades económicas. Todas essas contrariedades vieram por outro lado criar mais negócios paralelos e sobretudo negócios em regime freelancer.

Qualquer ideia ou habilidade é posta em prática por milhares de pessoas que se cansaram de esperar por oportunidades, e que por iniciativa própria estão a tentar criar o seu sustento mesmo que só chegue para pagar as despesas.

Uma iniciativa empreendedora também pode surgir de alguém quem tem um emprego, seja por motivos económicos ou mesmo por algum sentimento de insegurança face ao seu emprego. Ter uma actividade paralela não é crime, custa bastantes horas e sacrifício, mas quando lhe é dado o devido tempo poderá compensar a médio prazo.

Cursos de Formação com Desconto →

Então como é que você poderá criar um negócio paralelo estando empregado sem vir a ter problemas?

Não trabalhe no seu negócio paralelo enquanto está no emprego

Este ponto é fundamental para que as coisas corram bem. Você não deve desviar-se da sua responsabilidade nem das funções para o qual é pago. Quando terminar o horário de trabalho então sim poderá focar-se no seu negócio paralelo.

Esteja consciente das regras de não competitividade

Se o seu negócio paralelo estiver relacionado com a actividade principal da empresa para a qual trabalha é normal que possa haver conflitos de interesse. Nesse caso você deve estar consciente das suas responsabilidades e regras de não competitividade que a sua empresa lhe exige.

Não partilhe nem recolha informação da empresa onde trabalha para o seu negócio

É um caminho tentador mas que pode acabar nos tribunais. Seja ético naquilo que faz e diferencie-se de outra forma, como por exemplo a qualidade do produto, a qualidade do serviço ou o preço.

Aproveite para aprender coisas novas

O seu envolvimento em projectos novos na sua empresa ou aceitar frequentar formações só vai ajudá-lo a adquirir mais conhecimentos. Aproveite todas as oportunidades para ir crescendo enquanto profissional para mais tarde poder crescer o seu negócio paralelo.

Ligue-se às redes sociais

As redes sociais são plataformas de grande alcance e que podem ajudar a transportar o seu negócio para outro nível. Aproveite as ferramentas sociais ao seu dispor para divulgar o seu negócio paralelo.

Guarde algum dinheiro extra

É importante ter capital para poder investir num negócio. Independentemente do montante de investimento você vai precisar sempre de dinheiro seja para desenvolvimento, compra para stock, marketing, vendas, etc. Tente guardar o máximo de dinheiro possível para fazer face a essas despesas.

Tenha consciência que o sucesso não ficará em segredo

Se o seu negócio correr bem toda a gente ficará a saber que lhe pertence – é a lei natural das coisas. Talvez nessa altura já nem precisa de estar no seu emprego mas toda a gente saberá que o negócio é seu e terá que saber conviver com isso.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.