O que é o Crowdsourcing?

Reunião de Crowdsourcing

Por Ofertas de Emprego em Empresas, Tendências 01-02-2023


O Crowdsourcing é uma forma moderna de trabalho colaborativo que se baseia na contribuição de recursos externos para a realização de projetos específicos. Esta prática tem sido cada vez mais recorrente nos dias de hoje, tendo em conta que a Internet tornou mais simples a comunicação entre as diferentes entidades envolvidas.

Apesar de o Crowdsourcing ter surgido já há alguns anos, foi somente recentemente que esta prática começou a ser utilizada de forma mais generalizada. Esta popularização deve-se, sobretudo, às vantagens que apresenta em relação aos métodos tradicionais de trabalho. Por exemplo, ao recorrer a este tipo de trabalho, é possível contar com a colaboração de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, contando assim com diversos pontos de vista e ideias diferenciadas.

Outra das principais vantagens do Crowdsourcing é a possibilidade de aceder a recursos que não estariam disponíveis para a empresa, caso se recorresse às técnicas tradicionais. Por exemplo, em vez de contratar um especialista para realizar um determinado projeto, através do Crowdsourcing, é possível contar com a colaboração de inúmeros profissionais que tenham interesse em contribuir para a realização do mesmo.

Além disso, o Crowdsourcing permite que o trabalho seja realizado de forma mais rápida e eficiente, uma vez que é possível aceder a um grande número de recursos, sem necessidade de contratar profissionais especializados. Esta característica torna-se ainda mais evidente quando se recorre a plataformas de trabalho colaborativo, como o caso do Upwork, que permite aos profissionais colaborarem de forma remota e serem remunerados apenas pela tarefa que realizaram.

Contudo, o Crowdsourcing também possui algumas desvantagens. Por exemplo, embora seja possível contar com a contribuição de diversos profissionais, a qualidade do trabalho realizado pode ser inconsistente e difícil de gerir. Além disso, o fato de os profissionais serem remunerados apenas pelas tarefas que realizam pode resultar num trabalho descuidado.

Apesar destas desvantagens, o Crowdsourcing tem-se mostrado cada vez mais popular entre as empresas e instituições. Esta prática tem permitido às organizações obter um grande número de recursos, com custos mais reduzidos, ao mesmo tempo que contribui para a criação de uma comunidade de colaboradores cada vez mais diversificada.