5 Erros que nunca deves fazer quando não és selecionado para um emprego

homem irritado, local de trabalho

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 04-01-2021


Começas o dia de forma positiva, foste a algumas entrevista e até correram bem, de certeza que em alguma terás um resultado positivo. Mas afinal, recebes um email a informar que não foste selecionado para nenhuma das ofertas de emprego. Dás por ti em desespero, sentimentos de frustração e desespero começam a apodera-se de ti e já nem sabes como reagir.

Então quais são os piores erros, e que muitas vezes fazemos sem querer, e que devemos evitar?

1. Exagerar nas reacções

Uma coisa é, não recebermos noticias depois de termos feito uma entrevista, outra é receber um email ou telefonema a dizer que “infelizmente não foi selecionado”. Sim, é uma sensação terrível e parece que te tiraram o chão, e só te apetece gritar com a pessoa que está do outro lado. Sim, é mau mas não te dá o direito de seres rude, não só estás a passar a ideia de seres uma pessoa arrogante, como estás embaraçar-te a ti próprio. É o equivalente dum mau perdedor.

De certeza que não és esta pessoa, portanto antes de rebentares e exagerares, mete as coisas na perspectiva certa, no final de contas ninguém morreu (esse grande chavão que se adequa bem aqui). Haverá mais oportunidades, só porque foste rejeitado desta vez não quer dizer que na próxima tentativa não consigas ser selecionado.

2. Levar a peito

Sim, tu foste rejeito para esta oferta de emprego e como tal é possível que leves a peito. No final de contas, foste avaliado, deste o teu melhor e mesmo assim recebeste um “não”. Este tipo de pensamento é muito perigoso, pode levar a uma espiral de negatividade de onde é difícil sair.

Mais uma vez, tens que meter as coisas na perspectiva correcta. Tu foste rejeitado, mas ao mesmo tempo também foram inúmeros candidatos. Se era uma posição, só uma pessoa é que iria ficar com o lugar e nunca são feitas entrevistas a só uma pessoa, geralmente são várias. Então como é que pode ser um ataque a ti, se foram rejeitadas mais pessoas? Até o mais bem-sucedido empreendedor foi rejeitado, e possivelmente muitas vezes, até ter chegado onde está.

E pensa positivo, dentro dos milhares de CVs que a empresa recebeu, passar pelas várias etapas de selecção já por si é uma vitória e é nisso que tens que te focar.

3. Não manter contacto

Recebeste o tão temido email de rejeição, vai sentir a tentação para reagir no momento e de “cabeça quente”, como já referimos anteriormente, não o faças. Mas também não deixes de passar este oportunidade, aproveita para mandar um email a agradecer a possibilidade, e questiona como podes melhor no futuro.

Qualquer tipo de críticas, quando são construtivas, são uma ótima oportunidade para cresceres como profissional. Imagina, não receber feedback é o mesmo que teres papel higiénico preso aos teus sapatos e ninguém te dizer. Pode custar ouvir e até ser embaraçoso mas é melhor saberes do que ficar na ignorância.

4. Não mudar

Quantas vezes temos a tendência para o “Claramente eles é que estão a perder, a culpa é deles”. Isto acontece muito, quando achávamos que éramos a pessoas ideal para aquela oferta de emprego, e muitas vezes caímos no erro de achar que a culpa é só dos outros, quando não somos seleccionados. Isto é nitidamente um erro!

Não te vai servir de nada não admitir que possas ter feito algo de errado, por isso é que é aconselhado pedir feedback. Se achavas que eras a pessoas mais indicada para o emprego, está na altura de fazer um exercício de introspecção para tentar perceber onde é que erraste, durante o processo e recrutamento.

Será que fizeste as perguntas certas durante a entrevista? Será que tiveste a postura mais correcta durante a entrevista? É possível que não haja culpados neste processo, talvez seja só a forma como estás a abordar a situação.

Lembra-te do essencial, mantém-te positivo. Não ser selecionado para uma oferta de emprego, pode ser muito desanimador e até mexer com a tua auto-estima. Não deixes que seja isto te deite abaixo, mantém o espírito, procura alguém que te possa ajudar a ultrapassar esta fase.
Melhora o que consegues, e continua com força e espírito positivo essa procura ativa, até conseguires alcançar os teus objetivos.