Entrevista de emprego – O que gostaste/não gostaste no teu antigo emprego
Sobre o artigo
Mais uma pergunta se certamente te vão fazer numa entrevista de emprego: o que gostaste mais e menos no teu antigo emprego. Se por um lado é bastante fácil dizer o que gostamos mais, dizer o que gostamos menos pode ser complicado.
Quando te perguntam sobre o que não gostaste, esta pergunta não é um convite para dizeres mal da empresa, ex-colegas ou ex-patrão, não é a altura para fazer desabafos! Afinal de contas estás numa entrevista de emprego.
Para te ajudar a responder a este tipo de perguntas, primeiro vamos perceber o que é preciso saber para conseguires responder a esta pergunta.
O que é que querem saber quando te fazem esta pergunta
Este tipo de perguntas ajudam o recrutador a avaliar o teu carácter, enquanto respondes a uma pergunta complexa, vão avaliando o teu tom e atitude para perceber se és a melhor opção para a empresa. Como já deves ter percebido, não é uma pergunta para responder com uma lista de coisas boas e coisas más.
Como responder à pergunta: O que gostaste e não gostaste no teu antigo emprego
Sempre que possível evita o lado negativo da pergunta; em vez disso foca-te apenas no positivo, escolhe um exemplo positivo que se relacione com o recrutador e emprego para o qual estás a fazer a entrevista.
Não queres que o recrutador ache que vais andar a dizer mal da empresa, se te contratar. Nem queres dar a parecer que és uma pessoa que só se queixa, que guarda rancor ou que vai ser difícil trabalhar contigo.
Exemplos:
Exemplo 1 – Para o restaurante fast food
“No meu antigo emprego, eu adorava os meus colegas. Eramos uma equipa que se apoiava muito uns aos outros e trabalhávamos muito bem em equipa, especialmente quando estávamos com muito trabalho. Aprender a trabalhar em equipa foi, certamente a melhor parte desse emprego.”
“No entanto, não me sentia desafiado na minha antiga posição no restaurante X. Não havia muitas hipóteses de avançar na carreira e conseguir uma posição superior implicava muitos anos de serviço. Eu gosto de definir metas para a minha carreira profissional e trabalhar para as alcançar e no meu antigo emprego senti que não ia conseguir alcançar os meus objectivos.”
Exemplo 2 – Para gestor(a)
“No meu antigo emprego na empresa X, aprendi bastante sobre vários estilos de gestão e estratégias para manter a cooperação num grupo. Essa experiência foi muito enriquecedora enquanto profissional, no entanto estou ansiosa para trabalhar em projectos mais especializados nos quais teria a oportunidade de desempenhar um papel mais ativo como líder.”
Exemplo 3 – Para caixa num hipermercado
“Trabalhar como repositor no hipermercado X, foi óptimo para me ajudar para melhorar nas minhas competências de gestão de tempo e organizacionais. E trabalhar com aquela equipa foi óptimo, fez com que ir trabalhar fosse agradável.”
“Dito isto, gostaria te de ter tido a oportunidade de ter experimentado ir para as caixas. Penso que tenho muito jeito para lidar com os clientes, porque consigo trabalhar enquanto falo com os clientes.”
Exemplo 4 – Para comercial
“Não posso dizer que tenha desgostado de alguma coisa em particular no meu antigo emprego. No entanto era uma posição que me mantinha à frente de um computador o dia todo, sem interacção com os clientes ou os colegas. Eu gosto de trabalhar num escritório mas também gosto muito de interagir com as pessoas, por isso é que esta posição me atrai tanto.”
Exemplo 5 – O que dizer quando não tens experiência
“Durante os meus anos no ensino superior, tive um papel ativo como responsável financeiro na associação de estudantes. Gostei bastante de trabalhar com números e fazer a gestão do orçamento da associação. Ajudou-me a perceber que sou bom com a gestão de finanças. No entanto não gostei muito da falta de comunicação que havia entre alguns membros. Esta situação fez com que por vezes fosse difícil fazer a gestão dos fundos para alguns eventos. Ter objectivos e expectativas bem definidos é imprescindível em qualquer emprego.”
Exemplo do que não dizer
“Eu não sou de me queixar mas, havia várias coisas mal no meu antigo emprego e é por isso que já não estou lá. Os colegas estavam sempre a conversar, as chefias tinham prazos muito restritos para entregar os trabalhos e eu prefiro trabalhar sem essas regras rígidas…”
Dicas para a melhor resposta
- Mostra uma energia positiva: as tuas competências técnicas são muito importantes mas a tua atitude também é, mostra entusiasmo e dedicação. Evita estados negativos ou estares a queixar-te.
- Foca-te no trabalho e não nas pessoas: esta não é a hora ou o local para fazer desabafos, como se estivesses a conversar com um amigo. Não fales mal dos teus ex-colegas ou do teu ex-patrão. Em vez disso podes falar dos problemas estruturais, se não havia oportunidades de evolução na carreira, entre outros.