Saber quando dizer não a uma oferta de emprego

Dúvida

Por em Aconselhamento


Alguma vez pensou em recusar uma oferta de emprego? Ou sentiu que devia fazê-lo mas achou que essa seria uma decisão errada? E porquê?

À primeira vista estas questões podem parecer-lhe despropositadas dada a situação que o país enfrenta e os elevados números de desemprego, mas na verdade recusar uma oferta de emprego pode mesmo ser a decisão mais acertada a tomar. Se nunca parou para pensar nisso, o melhor é dedicar alguns minutos ao assunto, já que mais vale estar preparado e saber quando dizer não a uma oferta de emprego.

Cursos de Formação com Desconto →

Por isso se recebeu uma proposta, mas considera que não será o melhor para o sucesso da sua carreira, recusar pode e deve ser uma opção.

Ponderar e decidir com segurança!

Todos os dias milhares de profissionais enfrentam este dilema: recebem uma proposta de emprego e, de repente, sentem-se numa encruzilhada e devorados por um mar de dúvidas e incertezas. Mas calma, até este dilema tem solução. No fundo, só precisa de respirar fundo, clarear as ideias e – se isso ajudar – agarrar em papel e caneta e listar todas as vantagens e desvantagens que a oferta acarreta.

Em primeiro lugar o essencial é controlar a excitação de receber uma nova oferta ou o desespero de quer mudar o rumo da sua carreira. Não há nada pior que tomar uma decisão deste calibre no “calor do momento”. Há que pensar e repensar se esse será ou não o melhor passo para a sua carreira.

Posto isto, o passo seguinte é simples: pense no que quer efetivamente para a sua carreira; quais são as suas ambições, quais são para si os requisitos de uma boa oferta de emprego e, acima de tudo, o que o motiva em termos profissionais. Sim, porque no fim, o seu bom desempenho ou a comprometimento para com a empresa e o projeto estará sempre dependente disso: da sua motivação.

O ideal é que analise a fundo a oferta para perceber se encaixa (ou não) nos seus parâmetros e se o podem ajudar a alcançar as suas metas profissionais. Se sim ótimo, vá em frente. Se não, então é chegada a hora de dizer não a uma oferta de emprego.

Saber ou não saber, eis a questão!

A questão não será obviamente consensual, mas saber quando dizer não a uma oferta de emprego é uma opção tão válida ou acertada como aceitar essa mesma oferta. E, inclusivamente, na base da sua decisão devem pesar os mesmos fatores. Seja pelos valores salariais propostos, pelos benefícios oferecidos, pela “adrenalina” (ou pela motivação) que a oferta desperta em si, por se identificar (ou não) com a empresa (entre outros), a verdade é que basta pesar os prós e contras das ofertas para saber quando aceitar e “ir em frente” ou, pelo contrário, saber quando dizer não a uma oferta de emprego.

Boa sorte!

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.