Trabalhador freelancer ou desempregado? Aumente a sua produtividade em casa

Café

Por em Aconselhamento


Estar em casa a trabalhar em regime freelancer ou desempregado requer uma grande dose de auto-disciplina, o que muitas vezes é difícil de implementar.

Nos últimos anos muita coisa mudou, existe muito desemprego e consequentemente muita gente a ficar em casa sem trabalho, mas também há aqueles que não se conformam e conjugam o seu desemprego com alguns trabalhos em regime freelancer.

O trabalho freelancer possibilita que muita gente possa trabalhar a partir de casa, estando desempregado ou não. Este possibilita ganhar algum dinheiro, nem que seja para pagar as despesas correntes mais pequenas.

Cursos de Formação com Desconto →

Estar por casa é um mal que assiste a muita gente em Portugal atualmente, mas é necessário ter alguma disciplina para que a sua produtividade, seja ela qual for, não seja afetada. Os casos mais preocupantes acabam por ser os desempregados, uma vez que a motivação e a crença são cada vez menores, e é difícil ser-se produtivo estando desmotivado para exercer qualquer tipo de atividade.

Mesmo a procura de emprego exige disciplina, trabalho e alguma dose de perseverança, e isso só se consegue tendo um plano diário de tarefas a executar. Esse plano também deve estar presente na vida daqueles que trabalham a partir de casa, não só para um melhor aproveitamento do tempo, mas também para exigir disciplina, motivação e o cumprimento de objetivos no final de cada dia.

Não se conforme

Achar que tudo está bem quando não está não é uma forma saudável de resolver os problemas. Se está com dificuldades de concentração, sem vontade de fazer o que for preciso, com o sono trocado, ou outro tipo de problemas, não se resigne. Se sente que algo está mal mude, faça diferente, tome opções diferentes, saia de casa por instantes, peça opiniões, mas acima de tudo faça algo para inverter esse desconforto que há em si.

Minimize as distrações

Estar desempregado ou a trabalhar em casa é difícil, existem inúmeras distrações capazes de destruir a sua produtividade, nomeadamente a família, televisão, computadores, etc. Tudo isso distrai e impede que você seja produtivo, e é necessário que você consiga abdicar de algumas delas durante algumas horas para que consiga concentrar-se nas tarefas que delineou para aquele dia.

Tenha o equipamento certo

Se está desempregado é fundamental ter um computador com ligação à Internet. Hoje em dia existem imensas oportunidades à espreita através de um clique, e ao mesmo tempo poderá conseguir alavancar o seu perfil profissional e social perante as empresas e outras pessoas através das redes sociais.

Se por outro lado trabalha em casa em regime freelancer, é necessário que averigúe se tem as ferramentas imprescindíveis para o seu trabalho, e quem sabe, arriscar um pouco mais tentando adquirir ferramentas melhores que possam melhorar não só a sua produtividade mas também a qualidade do trabalho executado.

Não tenha receios

Estar desempregado passou a ser algo corrente em Portugal, infelizmente, e ter receio de falhar numa entrevista ou de candidatar-se a alguma empresa não irá certamente melhorar a sua situação atual. Com a entrada num novo ano os sacrifícios mantêm-se, mas também poderá ser um ano de oportunidades e talvez a altura de assumir o risco com um novo desafio na sua vida.

Para aqueles que trabalham em casa, o risco é algo que já está sempre associado ao seu trabalho. Estar em casa a trabalhar é sempre um risco, mas que nesta altura com tanto desemprego até poderá ser algo benéfico. Arrisque mais em si e naquilo que pode melhorar estando a trabalhar a partir de casa. Se acha que é mais produtivo fora de casa, tente encontrar um local acessível onde possa continuar o seu trabalho com mais eficiência.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.