5 Fatores das metas SMART para um pequeno negócio

mulher a escrever em caderno

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 21-04-2021


Qualquer que seja o negócio, para ser um negócio de sucesso, tem que ter metas bem definidas. No entanto no mundo dos pequenos negócios, muitos empreendedores sofrem por haver falta de foco nestas metas. Uma das respostas mais comuns dos empreendedores, quando questionados sobre o futuro do seu negócio é o típico ouvir – “vender mais”.

Ter metas é muito importante, seja na vida pessoal como na vida profissional, e se estás com dificuldades em definir estas metas, então este é o artigo certo.

SMART é um acrónimo de 5 elementos Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Relevant (relevante), and Time-based (temporal). E é uma ferramenta muito simples, que deve ser usada por todos os empreendedores que pretendam levar os seus planos de vagos a um plano de negócios que traga resultados satisfatórios.

1. Específico

Boas metas são aquelas que estão bem definidas e com foco no futuro. Ter como objectivo “Alcançar vinte novos clientes no mês de Março” tem mais impacto e consegue mobilizar melhor a tua equipa do que dizer “Precisamos fazer mais vendas”. No momento em que te focas num objectivo, alcançar essa meta começa a ser como uma força que te move. Quanto mais te focas nesse objectivo mais energias vais gerar.

2. Mensurável

Uma meta sem um resultado que possa ter medido é como um jogo de futebol sem que haja um placar de golos. Os números são parte essencial de um negócio. Coloca números nas tuas metas para ver se estás na direção correta. Podes colocar estes números num quadro ou numa folha visível no teu escritório, para que não te esqueças de quais são os teus objectivos.

3. Alcançável

Um dos maiores erros é estabelecer metas que estão além do nosso alcance, isto é um problema particularmente frequente nos pequenos negócios. A verdade é que por mais que queiramos ficar ricos dum dia para o outro, nunca ninguém criou um negócio milionário da noite para o dia. É bom que tenhas objectivos e sonhes com algo melhor e maior, mas lembrando sempre em ter os pés bem assentes no chão. Antes de sonhar em grande, faz uma pesquisa na área do teu negócio para perceber como é que a competição cresceu ao longo do tempo. Isso vai fazer com que consigas definir metas mais realistas.

4. Relevante

Nos negócios metas que são alcançáveis, são baseadas nas condições e realidades do mercado atual. Até podes desejar aumentar o teu lucro em 50% nos próximos anos ou que este seja o teu melhor ano de facturação, mas a verdade é que se estivermos numa recessão e ao mesmo tempo abrirem três novos concorrentes, é possível que essas metas não sejam relevantes para a realidade do mercado.

5. Temporal

As metas e os objectivos num negócio geralmente não são cumpridas, quando não definimos um espaço temporal para as comprimir. Se o teu objectivo é aumentar a tua facturação em 20% ou conseguir cinco novos clientes, coloca um data para que essas metas sejam cumpridas. Seja um mês, em duas semanas, como achares que seja melhor para ti e para o teu negócio.

Depois de definires as tuas metas SMART, divide cada meta num conjunto específico de tarefas e actividade para atingir os teus objectivos. É muito importante ir revendo periodicamente estas metas e ajustar se assim for necessário. Estabelecer metas é extremamente importante para o teu pequeno negócio, e é uma ferramenta essencial para o seu sucesso. Sê SMART (Inteligente) com o teu negócio.