Formas fáceis de perceber se a tua ideia de negócio é boa

mulheres na cozinhar a trabalhar

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 07-04-2021


Finalmente chegaste a uma ideia para um negócio, é uma sensação incrível. Mas agora tens que perceber se essa ideia pode tornar-se num negócio de sucesso. O mais lógico para perceber se a tua ideia é boa, é fazer um bom plano de negócio, dispensar algum tempo a fazer a pesquisa e deixar tudo escrito.

Considerações:

  • É possível passar tempo demais (e dinheiro) a planear e analisar o mercado, até a um ponto de exaustão sem nunca lançar o negócio.
  • Muito poucos negócios, quando começam, acertam em tudo à primeira, é normal cometer erros e aprender com eles.
  • No entanto, muitos empreendedores quando começam não têm muito dinheiro disponível, por isso é que é melhor ter algum cuidado e perceber se essa ideia é boa/viável.

1. Existe mercado para a tua ideia?

Muitos de nós queremos começar um negócio porque sempre quisemos ser o patrão. Mas a regra de ouro de qualquer negócio, não é se gostas ou não de ser patrão, é se existe mercado para o que se pretende vender ou o serviço que vais prestar. Vender gelo em pleno inverno na Sibéria talvez não seja a melhor ideia de negócio.

As perguntas mais importantes:

Quantos clientes são necessários para ter lucro?

Antes de tudo, é preciso apurares quantas transacções são necessárias para que consigas tirar lucro do teu negócio, e ao mesmo tempo quantos clientes são precisos para que consigas gerar essas transacções. Por exemplo, num negócio de limpeza, é possível que só precises de 100 negócios por mês para fazer lucro, mas se os clientes forem por semana, aí só precisas de 25 no mínimo.

Há potenciais clientes suficientes?

Antes mesmo de criar um negócio é imperativo criar a persona do teu negócio. Resumidamente, é uma generalização do teu público-alvo. É aquela pessoa que vai estar interessada em adquirir os teus serviços e/ou produtos. Para criar esta persona deves incluir, idade, género, nome (fictício), localização, profissão, hobbies e o tipo de salário que recebe. Depois de criares esta persona, faz uma pesquisa online para perceber se existem pessoas suficientes que se encaixem na tua persona, e que se possam tornar teus clientes.

Por exemplo, queres começar um negócio de venda de livros em segunda mão numa cidade pequena, mas já existem duas lojas iguais e durante o tempo em que estás a preparar o plano de negócio abre outra. Tendo em conta que é uma cidade pequena, talvez seja melhor verificar mais uma vez o plano de negócio, se é viável ter uma loja física ou só online.

Já existe mercado para o teu negócio?

Se consegues encontrar vários negócios semelhantes facilmente, então é lógico que o mercado já existe. Isto significa que vais ter que perceber o que estão a fazer, uma boa analise através da Internet vai ajudar-te a perceber como é que te vais distinguir da competição existente.

Se tens uma ideia realmente inovadora, então o mais provável é ainda não haver mercado estabelecido. Por um lado é bom porque és o primeiro, apesar de teres competição indirecta que não será um problema. Por outro lado numa ideia inovadora, pode haver uma séria resistência dos clientes em adquirir os produtos/serviços.

2. As pessoas querem o teu serviço ou produto?

Já passas-te as primeiras fases do teu novo negócio e estás confiante que será de sucesso. Então está na altura de fazer algumas questões aos teus potenciais clientes, para perceber o que acham sobre o teu produto/serviço. Um bom questionário deve incluir:

  • O que é que os teus clientes precisam ou querem?
  • O teu produto ou serviço vai ao encontro das necessidades dos teus clientes?
  • Se sim, quais são as mais-valias que ofereces e que os clientes gostam mais?
  • Como é que o cliente quer comprar? Online ou numa loja física? Em determinados dias ou durante o ano todo?

A quem fazer estes questionários?

  • Podes começar por perguntar a amigos e família, e depois pede que te coloquem em contacto com alguém que conheçam que se encaixe na tua persona.
  • Faz posts em todas as tuas redes sociais para que haja feedback.

Se abordares as pessoas da forma certa, a grande maioria tem todo o gosto e tem dar feedback.

Como perguntar:

  • Podes fazê-lo directamente
  • Através do Google Forms
  • Survio
  • MindMiners
  • Typeform
  • Wufoo
  • SurveyMonkey
  • Através das redes sociais

3. Testar o teu produto ou serviço

E depois de passares as etapas anteriores só falta testar o teu produto. A boa notícia é que não precisas de um site incrível, para começar a testar as vendas. Podes começar numa escala mais pequena, através do eBay, no Etsy ou até em mercados e feiras locais. Toma notas, se o negócio não correr muito bem tenta perceber o porquê disso acontecer.

Para isso, podes ir falando com os teus clientes para perceber como é que o teu negócio está a chegar ao teu público. Este tipo de informação é muito preciosa para perceberes como podes melhorar. E não te esqueças, o teu negócio não está a falhar se por acaso tiveres que ajustar o produto ou serviço.

4. Tens o que precisas para começar e continuar com o negócio?

Começar um negócio próprio pode ser extenuante. Ter um negócio próprio vai exigir mais de ti, mais do que alguma vez trabalhaste, e muito provavelmente vai ser assim muito mais tempo do que tu achas que pode ser. Se não te sentes preparado para este tipo de compromisso, talvez melhor considerar começar um negócio próprio, mesmo que a ideia seja incrível.
Ter dinheiro disponível também é algo a considerar, não só o dinheiro que precisas investir no início do negócio mas também uma boa “almofada” financeira para te conseguires manter durante algum tempo.

 

Se conseguiste responder a todas as perguntas e foi positivo, então parabéns tens uma aí uma boa ideia de negócio. Então e daqui o que fazer? Se a tua visão é ter um negócio em tempo parcial, que não necessita muito investimento financeiro, então segue em frente e vê como corre.

Se o teu plano é ter um negócio a tempo inteiro ou que requer muito investimento financeiro, então tens mesmo que fazer um bom plano de negócio. O tempo que vais dispensar a fazer este plano, vai aumentar exponencialmente as tuas hipóteses de ter um negócio bem-sucedido.