5 Dicas comprovadas que podem ajudar a encontrar o emprego desejado

Like

Por em Aconselhamento


Todos sabemos o quanto o mercado de trabalho mudou nos últimos 20 anos, mas existe algo que trouxe transformações radicais, a Internet. Hoje qualquer desempregado pode tirar partido da mesma para conseguir encontrar o emprego desejado.

Antigamente bastava estar inscrito no Centro de Emprego para choverem propostas de trabalho, bastava dirigir-nos lá e escolhermos aquela que mais nos agradava. Hoje a falta de emprego e excessiva quantidade de candidatos incentiva cada vez mais a criatividade e a promoção pessoal.

Se anteriormente as empresas vinham ter connosco, hoje através de um clique podemos vender-nos nas redes sociais, nos blogs e até mesmo nos sites de emprego, tentando com isso atrair a atenção delas para o nosso perfil.

Cursos de Formação com Desconto →

Porque hoje encontrar emprego depende cada vez mais de cada de cada um de nós, é indispensável que cada desempregado faça o seu papel e promova-se de melhor forma possível. Temos 5 dicas comprovadas que podem ajudar a promover-se melhor e quem sabe encontrar o emprego desejado.

Aceite a responsabilidade

Nos dias de hoje ninguém o irá ajudar a encontrar emprego, todo o esforço e iniciativa terá que partir de si. Assuma a responsabilidade de encontrar o seu emprego, custe o que custar, sem ficar à espera que alguém resolva os seus problemas – arrisque.

Conheça-se primeiro

Um dos primeiros passos para conseguir um emprego é conhecer-se a si próprio. Sabendo quais as suas fraquezas, virtudes, experiência e competências, conseguirá fazer uma avaliação mais criteriosa dos anúncios aos quais deve candidatar-se, e nos quais poderá ter mais possibilidades de vencer.

Passar o tempo a enviar candidaturas sem perceber o que quer fazer e sem preencher os requisitos, só fará aumentar ainda mais o seu desespero e dos recrutadores.

Redija o seu currículo para o perfil que deseja assumir e envie-o apenas e só para empregos que correspondam a esse perfil. Caso posso assumir várias funções, crie um CV orientado para cada uma delas.

Foque-se num nicho

Num mercado com tanta oferta e tão competitivo os nichos podem ser a alternativa para encontrar um emprego. Foque-se num nicho que considera importante para a sua carreira futura, e aposte tudo nele especializando-se com formações complementares se possível.

Tentar abraçar diversas especialidades não sendo especialista em nenhuma, poderá dificultar a conquista de uma vaga.

Crie a sua marca e promova-se

A promoção pessoal é fundamental para conseguir captar a atenção das empresas. Aposte nas redes sociais e na criação de um site pessoal ou blog, onde poderá difundir conteúdos pessoais relevantes da sua área profissional.

Para saber mais sobre promoção pessoal na Internet leia o seguinte artigo:

Trabalhe para a sua rede diariamente

Estar desempregado é como ter um emprego a tempo inteiro – requer esforço, trabalho e dedicação diária. Qualquer desempregado tem de assumir o seu papel e procurar encontrar alternativas que o possam levar até um emprego, e isto requer um trabalho diário de angariação de ligações profissionais, tanto de pessoas singulares como de empresas.

Para saber mais sobre como criar e aumentar a sua rede de contactos, leia os seguintes artigos:

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.