Procura trabalho? Conquiste as suas referências

Contatos

Por em Desemprego


Se está à procura de trabalho, quanto maior for a sua credibilidade maiores serão as suas hipóteses, e as referências tem um papel determinante nesse aspeto.

As referências não são mais do que pessoas dispostas a testemunhar sobre o seu valor profissional e humano. Normalmente são pessoas que trabalharam direta ou indiretamente consigo no passado, mas que se recordam de como você era no local de trabalho.

As referências mais apetecíveis são aquelas que estão mais próximas da empresa que está a recrutar, ou de pessoas que nela trabalham. Estas devem ser contatadas e estar ocorrentes da sua inclusão numa candidatura, não com o intuito de servirem como “cunha” mas para testemunharem a seu favor se necessário, e sem a sua intervenção.

Cursos de Formação com Desconto →

Também na Internet é possível angariar essas referências e até de forma mais simples. Na rede profissional LinkedIn basta adicionar-mos as pessoas que queremos e depois recomendá-las ou pedir-lhes recomendações sobre o nosso perfil. Deste modo basta mencionar o endereço do seu perfil do LinkedIn no seu CV, que posteriormente o recrutador verificará essas informações.

Um estudo realizado pelo website CareerBuilder testemunhou que quando são requisitadas referências, 10% dos candidatos não referencia ex-colegas de trabalho ou ex-patrões, 3 em cada 10 empresas de recrutamento afirmam que encontram referências falsas, 15% dos candidatos não contata as suas referências, 62% dos gestores de recrutamento testemunham ter contatado com referências que retratam negativamente o candidato e 80% dos recrutadores afirma ter contatado ex-colegas de trabalho do candidato sem terem sido referenciados por este.

Mesmo que um empregador não ligue para ex-colegas seus é natural que ele faça uma pesquisa exaustiva através dos dados fornecidos por si no Currículo Vitae. A Internet possibilita muitas formas de pesquisa, e é extremamente fácil conseguir encontrar alguém e conseguir um chat online com essa pessoa para obter mais informações sobre si.

Se quer ter referências credíveis quando estas lhe são pedidas, trate de entrar em contato com ex-colegas ou outras pessoas com quem estabeleceu uma relação profissional, tentando dessa forma obter testemunhos válidos para a sua candidatura.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.