Enriqueça o seu perfil profissional com estas ferramentas digitais

Ferramentas digitais

Por em Aconselhamento


A Internet é rica em ferramentas que podem auxiliar na promoção do nosso perfil profissional, porque cada vez mais o que conta é ser reconhecido digitalmente e apresentar uma boa imagem.

Ter um Curriculum Vitae já toda a gente sabe que é indispensável senão mesmo obrigatório, no entanto existem outros meios digitais que podem transportar o nosso perfil para outro nível.

A era digital assumiu um protagonismo tremendo nas nossas vidas, deixou de ser uma brincadeira dos jovens para ser uma ferramenta de promoção dos adultos, e é essencial estar comprometido com ela. É muito útil para ler notícias ou participar num chat, mas também para aproveitar as oportunidades que ela nos dá, como para melhorar o nosso perfil profissional, torná-lo acessível e mais cativante.

Cursos de Formação com Desconto →

Nenhum recrutador hoje seleciona candidatos sem primeiro espreitar a sua pegada digital. Esta passou a ser um critério diferenciador em políticas de recrutamento.

Quem não se quer expor na Internet nomeadamente com informações profissionais, está a perder uma grande montra que o pode colocar nas melhores empresas nacionais ou mesmo mundiais. Isto não quer dizer que tenha que expor as suas informações privadas para toda a gente ver, é para isso que servem as configurações de privacidade que muitas vezes não são usadas convenientemente.

Perfil Social Profissional

Com o aparecimento das redes sociais surgiu também uma exposição maior das pessoas na Internet, e algumas dessas redes preferiram separar a parte privada da profissional.

Uma das redes voltada para o campo profissional é o LinkedIn, que é a maior montra que qualquer profissional pode ter e que tem vindo a rejuvenescer e tornar-se mais cativante. Normalmente este tipo de sites não requer nenhum pagamento para aceder às funções mais básicas, e naturalmente depois tem outras opções mais avançadas sobretudo para empresas e que já são pagas.

Redes sociais profissionais

Currículo Digital

O currículo digital é um complemento ao Curriculum Vitae tradicional que pode ser criado numa rede social profissional ou em sites próprios para esse efeito.

Quem está habituado a lidar com a Internet regularmente e conhece relativamente bem o que são blogs ou sites pessoais, já viu com certeza trechos de currículos digitais ou mesmo publicidade para o CV digital do(a) autor(a) desse mesmo projeto.

Os currículos digitais estão por toda a parte e são incluídos nas mais diversas situações como perfis sociais, blogs ou sites, cartas de apresentação, curriculum vitae tradicional, cartões de visita, etc.

Endereços para criar um CV Digital

Apresentação / Currículo em Vídeo

As pessoas que mais se identificam com uma postura profissional ou criativa têm por hábito enriquecer o seu perfil acrescentando uma apresentação ou currículo em vídeo. Este acrescento qualitativo pode ser feito em casa, com ajuda de amigos que tenham conhecimentos em captura e edição de vídeo ou recorrendo a profissionais do ramo.

Nos vídeos de cariz profissional a apresentação é cuidada e normalmente é uma introdução ao seu Curriculum Vitae tradicional.

Exemplo de um vídeo de apresentação profissional

Endereço para criar uma apresentação Profissional (Pago)

Os vídeos de cariz criativo têm uma apresentação original, diferente e cativante. Com o auxílio das redes sociais estas apresentações podem facilmente tonar-se virais e chegar aos recrutadores sem a necessidade do envio de uma candidatura formal.

Exemplo de um vídeo criativo

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.