4 formas de poupar dinheiro quando se procura trabalho

frasco com pouco dinheiro

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 06-05-2020


Numa altura em que a nossa sociedade está a passar por muitas mudanças, muitos são aqueles que perderam o seu emprego. Com o desemprego a aumentar e com o mercado de trabalho em baixo, encontrar trabalho pode demorar alguns meses e isso pode ser muito complicado para muitas pessoas.

Segundo estudos feitos nos Estados Unidos da América, em média gasta-se $200 (183€) na procura de trabalho, 39% em roupa nova para as entrevistas, 22% em transporte, 21% em deslocações.

O objectivo é conseguir um emprego o mais rápido possível sem que o teu orçamento desapareça por completo; neste artigo damos-te algumas dicas de como poupar quando estás à procura de um novo emprego.

1. Repensar o que vestir

Quando achamos que não temos roupa “boa” para ir a uma entrevista, o nosso pensamento vai logo para “tenho que comprar roupa nova”. Esquece isto! Primeiro tens que perceber o tom da empresa, ir vestido com fato e gravata para uma empresa mais relaxada não é um bom ponto de partida. O mais importante para te destacares, é estar de acordo com a empresa.

Se é preciso poupar, tens duas opções:

  • Pedir a alguém (amigos ou família) para te emprestarem;
  • Revê bem o guarda-roupa, muitas vezes umas boas calças de ganga e uma camisa simples podem fazer toda a diferença.

2. Concorre aos empregos que existem

Durante épocas de crise é complicado conseguir o emprego dos teus sonhos. Mesmo tendo um mestrado não é garantido conseguires o “tal” emprego e até lá há contas para pagar. Envia currículos até para as vagas que pedem qualificações mais baixas, supermercados ou até fábricas e aproveita o tempo de folga para procurar um novo emprego na tua área.

3. Faz cursos grátis

Com a economia como está, são cada vez mais oportunidades online gratuitas ou com custos reduzidos. Aproveita este tempo para aprender novas competências, procura no mercado de trabalho quais são as competências que são mais requisitadas (e que te interessem) e aplica-te nessa aprendizagem.

Há alguns cursos gratuitos no Google Atelier Digital, podes começar por aqui se pretenderes adquirir mais conhecimentos em recursos digitais – como é o caso do Marketing digital, Dados e tecnologia ou Desenvolvimento profissional.

4. Organiza-te

Uma das melhores formas de poupar dinheiro enquanto estamos à procura de trabalho, é conseguirmo-nos organizar.

Organiza a procura de emprego:

  • Sem recorrer a programas mais complexos, podes apenas usar uma folha de Excel ou num ficheiro no Google Drive, para gerir a tua procurar de emprego – com as datas, os emails, as empresas, cargo.

Organiza as tuas finanças

  • Se estás desempregado e à procura de trabalho, tens mesmo que perceber as tuas despesas e onde podes cortar. Mais uma vez podes usar uma folha de Excel e lista todas as despesas que tens durante um mês de forma a perceber onde podes cortar. Podes começar pelos essenciais, renda, contas da água/luz, as contas mensais e acaba com as despesas mais superficiais, como o café, fast food etc.

Nesta altura podes cortar mais na comida fast food, não deixar as luzes ligadas durante o dia para poupar energia, procura as melhores promoções e aproveita os descontos extra de cupões que as marcas dão. Parece pouco, mas cada coisinha vai ajudar a poupar no final do mês.