O que é ser Engenheiro – desmitificar a profissão

homem e mulher engenheiros a analisar um projeto

Por Ofertas de Emprego em Carreira 23-12-2020


Gostas de resolver problemas mais técnicos? Gostas de matemática e ciência? Então é possível que sejas um engenheiro “em processo de construção”. Geralmente os engenheiros são aqueles que gostam de resolver um problema, seja ele na construção, na química até à electrónica.

Então o que significa ser engenheiro e como podes saber se é este o ramo profissional que queres seguir? Se ainda está indeciso, vamos dar-te aqui alguma informação que te pode ser útil, na altura de escolher que rumo que queres seguir na tua vida profissional.

A engenheira é um mundo de homens?

Muitas vezes ouvimos que ser-se engenheiro é coisa de homem, mas não podia estar mais longe da verdade. Sim, apesar do número ser reduzido quando comparamos com enfermagem, o número de mulheres nas engenharias em Portugal tem sido bastante consistente ao longo dos anos, com uma ligeira tendência para aumentar.

Porque é que a engenharia é tão importante

Como já referimos atrás, a engenharia é a área de resolver problemas. Tem tudo a ver com a matemática, a ciência, investigação, design e produção.
Tudo o que nos rodeia tem a mão de um ou mais engenheiros, e muito depende da sua precisão e eficiência. São os engenheiros que arranjam soluções para os problemas do dia-a-dia.

Como sociedade, estamos dependentes dos engenheiros para nos trazer as novas tecnologias, computadores, telemóveis, ou até aos objectos mais banais como as rolhas das garrafas.

Tipos de engenharias

  • Engenheira Informática. O engenheiro informático desenvolve e melhora sistemas informáticos assim como o hardware que o faz funcionar.
  • Engenheira Civil. O engenheiro civil desenha, constrói e supervisiona locais e projectos de construção civil.
  • Engenheira Ambiente. O engenheiro ambiental é aquele que resolve os problemas relacionados com o ambiente. Usam a ciência em prol do ambiente, de forma a melhorar a qualidade do ar, água e dos solos.
  • Engenharia Química. O engenheiro químico resolve problemas relacionados com a produção de químicos.
  • Engenharia Electrotécnica. O engenheiro electrotécnico desenvolve e manipula equipamentos electrónicos, software até redes de comunicação.

Como é que te podes tornar um engenheiro

Em Portugal para seres considerado engenheiro terás que ser reconhecido pela Ordem dos Engenheiros (OE) e possuir uma licenciatura, mestrado ou doutoramento na área. E para poder exercer como engenheiro é necessário fazer parte da OE.

Como é o dia-a-dia de um engenheiro

A informação recolhida para este artigo também se encontra nas diversas ofertas de trabalho, que também podem encontrar no site.

  • Engenheiro Civil: Gestão e planeamento de obra, execução de mapas de controlo de empreitada, prospecção de mercado para fornecimento de materiais de construção.
  • Engenheiro Electromecânico: Planificação e concretização de planos de manutenção preventiva e correctiva para garantir o funcionamento dos equipamentos e sistemas instalados.
  • Engenheiro Informático (Java Developer): Criar e optimizar aplicações que tenham como base o sistema Java.
  • Engenheiro Químico: Capacidade de análise e sentido de responsabilidade na criação de fórmulas para novas tintas.

Que tipo de competências é preciso para ser engenheiro

Para além da formação superior que é obrigatória, nunca é demais referir que é mesmo necessário uma aptidão para as ciências e matemática. Para além disto é necessário um conjunto de soft skills, para teres sucesso como engenheiro.

  • Escuta ativa e boa comunicação: São duas componentes que são essenciais quando se vai trabalhar em equipa.
    – Pensamento crítico: é essencial quando vais estar a testar metodologias ou produtos, neste tipo de carreira profissional é preciso ter um pensamento lógico e mais racional.
  • Capacidade compreensão: para que possas avaliar e tirar conclusões é necessário que saibas fazer a correta interpretação de documentação escrita.

O que é que as empresas esperam do engenheiro

E para além da educação e soft skills, o que é que uma empresa espera que um engenheiro possua para ser uma boa adição à equipa? Mais uma vez, podemos verificar que tipo de competências pessoais (ou até transferíveis) um recrutador está à procura. Para analisar o que o mercado necessita, nada como verificar nos anúncios de emprego que existem. Também podes fazer uma pesquisa breve no nosso site.

  • Ter boa comunicação e competências interpessoais;
  • Ter boa capacidade de organização;
  • Ter vontade de aprender;
  • Orientado para resultados;
  • Forte capacidade de organização e motivado.