Dicas de motivação para procurar trabalho

Falta de motivação

Por em Desemprego


A motivação no trabalho ou para quem está à procura dele, deve fazer parte do nosso compromisso profissional, e só com ela é possível alcançar resultados satisfatórios.

O que comanda as nossas ações é o nosso cérebro, e todas elas refletem a nossa postura perante a vida. Se a vida correr bem torna-se simples e aí todos conseguem superar as adversidades, no entanto aqueles que realmente se superam conseguem obter resultados ainda mais extraordinários do que pensavam conseguir, em qualquer circunstância da vida.

O sucesso de cada um depende apenas de si próprio, e se você está à espera que alguém vá resolver os seus problemas por si desengane-se.

Cursos de Formação com Desconto →

Uma situação de desemprego não é de todo motivadora, existem imensas razões para qualquer pessoa ficar deprimida e desleixar-se, e há casos em que o desemprego pode causar depressões crónicas.

Existem mil e uma razões para não ter motivação para procurar trabalho, e muito poucas para o fazer, e não há nada que você possa comprar na farmácia que o(a) motive para tais tarefas. Procure não se isolar e apoie-se nos seus familiares e amigos.

Pequenas palavras às vezes podem fazer grandes diferenças, por isso leia bastante, participe em eventos culturais ou profissionais, frequente cursos de formação, etc.

Se ainda assim está a ter dificuldades em motivar-se para procurar trabalho, leia mais estas dicas.

Comece o seu dia com um plano

Acordar cedo e vestir-se como se fosse para ir trabalhar, concede-lhe alguma autoestima e confiança para o resto do dia. Como diria Richard S. Deems (co-autor do livro “Make Job Loss Work for You”), você efetivamente irá trabalhar, mas desta vez para encontrar o seu emprego.

Faça exercício físico

Esta não é uma tarefa muito complicada e que normalmente não tem qualquer custo para si. Com um pouco de exercício físico você poderá libertar um pouco do stress e ansiedade que a procura de trabalho causa, e desfrutar do convívio com amigos. Você tem que continuar a viver a sua vida normalmente, o desemprego não obriga ninguém a ficar parado.

Utilize o computador como ferramenta, mas depois deixe-o por certos períodos de tempo

O computador é a melhor ferramenta que você pode ter para procurar um emprego, mas também é suscetível de distrações, nomeadamente as redes sociais.

Para resultar é necessário estabelecer algumas tarefas diárias, entre as quais destacamos:

  • Ter um perfil social limpo e credível;
  • Estar presente na maior rede social de profissionais do mundo que é o Linkedin;
  • Pesquisar e contactar pessoas diretamente em vez de contactar as empresas;
  • Criar um portfólio online ou um Currículo Digital;
  • Aumentar a sua rede de contactos profissionais pesquisando e adicionando amigos aos seus perfis.

Depois de concluir as suas tarefas deixe o computador por largos períodos de tempo. Não é bom para si estar sempre ansioso à espera de uma resposta ou de uma ação que depende de outra pessoa ou empresa.

Às vezes você merece uma pausa

Quando estamos deprimidos ou insatisfeitos com algo não é boa altura para estar a reescrever o seu currículo ou a enviar uma candidatura. Espere o tempo necessário para se restabelecer psicologicamente, tire uma horas ou um dia de pausa, e depois recomece novamente com mais vigor e motivação.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.