5 Indicadores que mostram que a procura de emprego mudou

Subir degraus

Por em Desemprego


Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma profunda mudança no mercado de emprego, algo que apanhou de surpresa empresas, trabalhadores no ativo e desempregados.

Empresas com largos anos de história sucumbiram deixando milhares de pessoas com imensos anos de casa sem qualquer apoio e sem perspectivas de futuro. Hoje enfrentamos uma das décadas mais difíceis em termos de emprego, e depois disto nada será como dantes.

A forma de recrutar também sofreu alterações. Hoje existem mais dados sobre os candidatos que anteriormente e ferramentas sofisticadas que auxiliam na procura do candidato ideal. As empresas têm hoje base de dados enormes de candidatos à procura de emprego, e são poucas as vagas para um número tão grande de pessoas.

Cursos de Formação com Desconto →

Mas nem tudo pode ser mau. Hoje os candidatos têm acesso a vagas no mundo inteiro à distância de um clique, e podem aproveitar todas as potencialidades das redes sociais para sobressair perante outros candidatos mais estáticos.

Referenciamos hoje 5 indicadores que comprovam que a procura de emprego mudou, e que já não basta ter apenas um currículo bem feito, é preciso pensar um pouco fora da caixa.

As redes sociais estão a substituir o currículo

Hoje contratar alguém além da enorme oferta de candidatos também a eficiência é muito maior. Qualquer empresa hoje consegue obter mais informação de um candidato que anteriormente quando não existiam estas redes. Essa informação é vital na tomada de decisões nas empresas que estão a recrutar.

Tenha um perfil que se adequa com os seus comportamentos profissionais, ético e que não comprometa o seu perfil numa candidatura ou entrevista.

Um sumário da sua história pode ser suficiente

Hoje as empresas de recrutamento recebem centenas de currículos por dia, muitas vezes iguais ou idênticos em muitas coisas. Nesse sentido a carta de apresentação ganha outra importância, uma vez que nela é possível resumir os principais fatos da sua história profissional que podem bastar para colocar o seu CV para futura análise.

As relações primeiro e só depois o currículo

Hoje, as relações são extremamente importantes para conseguir obter um emprego. Se conseguir ter alguma ligação com referências importantes num determinado setor, as suas probabilidades aumentam face a outros candidatos.

Cultive uma paixão pelo networking participando ativamente em eventos da sua área, conferências, seminários, encontros sociais ou qualquer outro tipo de reunião organizada onde possa comunicar com referências da sua área profissional.

Hoje a criatividade conta

Anteriormente ser diferente era algo perigoso e visto com bastante receio, mas hoje uma pessoa que arrisque ser diferente e criativa consegue demarcar-se de todas as outras. Existem imensos exemplos criativos de pessoas que conseguiram chamar a atenção de empresas para o seu perfil, tendo as redes sociais ajudado um pouco depois na sua divulgação.

Certamente, muitas profissões não conseguem ter a mesma visibilidade social ou não permitem grandes devaneios criativos, no entanto é sempre possível criar conteúdo online e auto promover-se de uma forma mais formal.

As marcas hoje imperam

Assim como as empresas gostam de ter a sua própria marca para se distinguirem umas das outras, também os candidatos hoje procuram ter a sua. É preciso aproveitar o tempo livre para se dedicar ao seu perfil e à sua auto promoção, só assim vai conseguir mostrar a sua marca ao mundo.

Se ninguém aposta em si, aposte você mesmo.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.