Como fazer um CV no Word – Template

cv em cima duma mesa e computador

Por Ofertas de Emprego em Curriculum Vitae 02-03-2021


Precisas fazer um CV mas ainda não tens experiência ou já se passaram muitos anos e já não sabes como fazer, uma das ferramentas mais simples é o word. Seja para que posição te vais candidatar, em Portugal ou no estrangeiro, vais precisar sempre dum CV – curriculum vitae.

O CV é um documento universalmente utilizado para mostrares a tua carreira/percurso profissional, de forma a mostrar as tuas principais competências a futuros empregadores.

Até aqui não há muitas questões, o CV é obrigatório, seja em que área for, desde o gestor duma empresa ao operador de logística, é com o CV que os recrutadores vão achar as pessoas mais adequada para as vagas que querem preencher.

Utilizando um template (pré-feito), vais conseguir fazer um CV próprio muito mais rapidamente do que começar do início. Vais precisar colocar informação sobre a tua formação, seja ela profissional, superior ou ensino obrigatório, formações complementares (cursos) e até publicações que tenhas. Mas lembra-te que o foco deve ser na tua experiência profissional, sempre que seja significativa.

A forma como deves apresentar o teu CV vai variar consoante a área de interesse, sendo necessário adequar o teu CV ao emprego ao qual te estás a candidatar.

O que deve incluir o CV

Como já referimos, um CV deve ser uma “amostra” das tuas capacidades enquanto profissional e do teu percurso/carreira profissional. O objectivo é ter o máximo de informação possível sobre o que tens feito e como é que as competências que possuis vão ao encontro do emprego ao qual te estás a concorrer.

Dito isto, não precisas (nem deves) fazer uma lista ultra detalhada sobre todas as funções que tiveste ou sobre tudo que já fizeste. Um CV tem que ser um resumo e deve ser adaptado a cada oferta de emprego, sempre que isso seja necessário.

O que incluir num CV internacional

Até há uns anos o estilo Europass era o mais requisitado. Este estilo de CV foi elaborado pela União Europeia de forma a tornar o processo de selecção mais uniforme e facilitar a mobilidade geográfica.

Em caso de dúvida podes sempre recorrer a esta estilo de CV, no entanto, dado a situação actual e o aumento da procura de emprego, um CV estilo Europass pode até ser uma desvantagem. Se um recrutador recebe quinhentos CVs e  quatrocentos são todos Europass, ao fim de uns quantos é provável que tudo pareça igual e ninguém se destaque.

  • Nos Estados Unidos, é comum pedir um resume, em vez de um CV. Enquanto que o resume é geralmente um resumo (daí o nome) sintético e direccionado a uma determinada posição, o CV deve ser mais abrangente e incluir um pouco de tudo o que fizeste no teu percurso profissional.

A diferença entre empregos públicos e privados

Ainda existem muitas diferenças entre uma candidatura a uma empresa privada e no sector público, sendo que muitas vezes há mais documentos que tens que preencher mas essencialmente é a informação que te pedem para colocares no CV que difere.

Por uma questão de segurança nunca deves colocar informações privadas e sensíveis num CV, NIF, morada completa ou número de cartão de cidadão. E se alguma vez te pedirem o NIB, então o mais provável é estares perante uma fraude de oferta de emprego.

Emprego público pode requisitar:

  • NIF;
  • Morada completa;
  • Cartão de Cidadão.

O template

O template que temos para ti é um exemplo do que geralmente é pedido nos CV, nunca é demais referir que deves fazer e rever o teu CV para que seja o mais específico e completo, de acordo com cada oferta de emprego à qual te estás a candidatar.

  • Contactos

Nome
Morada
Telemóvel
Email

  • Informação pessoa (dependendo da oferta de emprego e país)

Data de nascimento
O estado do Visa (se tens permissão para trabalhar noutro pais por exemplo)
Número do Cartão de cidadão
NIF

  • Experiência profissionaldeves colocar do mais recente para o mais antigo e deve incluir o posto (categoria/função desempenhada) e data de início e fim

Percurso profissional
Estágios

  • Formação académica – também deve ser apresentada do mais recente para o mais antigo, com as datas de inicio e fim
    Formação superior (doutoramento, mestrado, pós-graduação, licenciatura)

Formação profissional
Ensino secundário

  • Formação adicional

Workshops
Cursos
Formações
Palestras

  • Informação adicional

Exposições
Artigos
Publicações
Palestras
Carta de condução
Conhecimentos de línguas

  • Interesses (opcional)

Consoante a oferta, podes encontrar empresas que te peçam para falar um pouco mais sobre ti. Podes adicionar aqui alguns dos teus interesses pessoais.

template de CV no word

Podes descarregar o template aqui