Nunca é tarde para mudar de carreira

Homem indeciso entre dois caminhos

Por em Carreira


Com o desemprego em níveis elevados e o país em dificuldades económicas poucos são aqueles que arriscam mudar de carreira sob pena de perderem o emprego. Se a isto juntarmos uma família para sustentar ou encargos financeiros como prestações bancárias, então aí é praticamente impossível pensar em arriscar – será mesmo assim?

Pode ser e pode não ser, tudo depende da vida de cada um e da sua aversão ao risco. Mudar de carreira pode ser como um jogo de casino, se arriscarmos demasiado pode dar para o torto, mas se soubermos conter a nossa ansiedade as coisas podem correr muito melhor.

Mudar de carreira nos dias de hoje é considerado por todos um passo arriscado mesmo tendo em conta que cada vez ganhamos menos, não existe progressão, os impostos são elevados, o custo de vida, etc., mas é possível fazer essa mudança com tempo e com uma estratégia planeada.

Cursos de Formação com Desconto →

Mudar de carreira é possível mas não tenha pressa em fazê-lo.

Mentalize-se que as coisas demoram o seu tempo

Não queira apressar uma mudança de carreira, as coisas têm de ser planeadas e executadas com algum tempo e isso só fará aumentar a sua ansiedade. Estabeleça esse objetivo no médio longo prazo e vá trabalhando para ele todas as semanas.

Encontre o problema

Existem vários fatores que podem contribuir para a sua estagnação no emprego atual como as suas habilitações, aquisição de novas competências, cultura da empresa, falta de competitividade, etc. Identifique o que está a fazer com que não consiga progredir mais na carreira para poder corrigir esse problema.

Corrija o problema com tempo

Uma das principais dificuldades que os profissionais enfrentam para conseguir mudar de carreira é a sua formação e as suas habilitações.

Se o objetivo é mudar de área então aí a formação poderá não condizer, mas mesmo que seja na mesma área poderá ter faltado algum curso, terminar algumas disciplinas do curso superior ou mesmo a aquisição de competências indispensáveis que não teve oportunidade de estudar ou de aprender.

Se por outro lado você tem o que é preciso ao nível da formação e habilitações, então já tem metade do caminho feito.

Prepare um plano

O objetivo seguinte é identificar empresas alvo onde queira trabalhar no futuro e perceber que requisitos exigem, que vagas têm normalmente em aberto, qual a cultura dessas empresas e num modo geral tentar obter mais conhecimento sobre as mesmas. Também deve tentar participar sempre que possível em eventos relacionados com essas empresas e quem sabe até poderá vir a falar com profissionais que nelas trabalham.

Otimize os seus perfis sociais

À medida que vai queimando etapas vá atualizando e melhorando os seus perfis sociais nomeadamente o do LinkedIn. Aproveite também esse balanço para ir adicionando novos profissionais, inclusive das empresas onde gostaria de trabalhar – só faça isso quando o seu perfil já tiver alguma informação que esteja relacionada com a área dessa empresa.

Lembre-se que ninguém muda de carreira sozinho

Você até pode acabar por mudar de carreira sem ajuda de ninguém mas o normal é haver algum profissional que o aconselhe ou dê uma ajuda em algumas fases desse processo. Se participar em eventos e for estabelecendo relações nas redes sociais, mais tarde ou mais cedo vai acabar por encontrar alguém que será o seu mentor.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.