6 Profissões que podem ficar extintas até 2030

Táxis parados em Aeroporto

Por em Tendências


O mundo está em constante mutação e os empregos que hoje existem vão sendo substituídos por outros ou podem correr o risco de extinção.

A evolução tecnológica nos últimos 10 anos foi tremenda, e daqui para a frente nada será como dantes. Tudo está a transformar-se rapidamente e nem o mercado de emprego escapa.

Há 10 anos atrás ninguém sabia que um dia iriam existir empregos como o de gestor de redes sociais e tantos outros que hoje são comuns vermos na Internet. O mercado adaptou-se à oferta e algumas profissões foram aos poucos desaparecendo e outras ainda estão em vias de desaparecer.

Cursos de Formação com Desconto →

Ninguém consegue prever o futuro com exatidão, mas hoje com a tecnologia existente e com a informação de que dispomos podemos antecipar cenários como aquele que escrevemos neste artigo.

Estas são 5 profissões que poderão não chegar até 2030, e que vão ser substituídas por outros serviços mais eficientes baseados em tecnologia.

Serviços de Entrega e Táxis

Existem várias tecnologias a serem testadas que até 2030 passarão a ser usadas em grande escala, são elas os drones e os carros sem condutor. Se na primeira já é evidente o seu avanço e utilidade para várias profissões, a segunda ainda se encontra numa fase de aperfeiçoamento mas que nos próximos anos poderá dar o salto definitivo para as estradas.

Lamentavelmente muitos negócios ligados às entregas locais e transporte de cidadãos poderão sofrer um forte revés e ter que fechar.

Alguns Professores

Se a vida dos professores em Portugal já não é fácil o futuro também não parece risonho.

Os cursos online têm ganho cada vez mais adeptos e estão para durar. No futuro a educação poderá passar por este tipo de cursos deixando no desemprego milhares de professores em todo o mundo.

Este cenário não deverá afetar todas as áreas da educação, apenas aquelas em que os resultados dos cursos online possam equiparar-se à educação existente nas escolas.

Agentes de Viagens

Com a população a viajar cada vez mais era motivo para os agentes do setor venderem mais, só que isso só acontece no online deixando muitas empresas de rua à beira da falência. Estima-se que até 2030 desapareçam quase por completo.

Controladores de Tráfego Aéreo

Com a capacidade existente de prever as condições atmosféricas aliada à tecnologia da aviação, no futuro será possível prever todos os cenários possíveis num aeroporto e dentro dos próprios aviões, no sentido de não ser necessária qualquer intervenção humana na gestão do tráfego de um aeroporto ou no ar.

Intérpretes e Tradutores

As grandes empresas tecnológicas como a Google têm investido milhões nesta área com o objetivo de melhorar a tradução de idiomas sem intervenção humana. Até 2030 os resultados atingirão um nível extraordinário que poderão deixar muitos profissionais das línguas sem prespetivas de emprego como intérpretes ou tradutores.

Jornalistas de Imprensa Tradicional

Grande parte da população mundial consome notícias online no computador ou em dispositivos móveis. Uma parte dessas pessoas nem sequer vê televisão, e as que consomem conteúdos televisivos não vêm notícias mas sim outros conteúdos.

Tudo está a passar para o digital ficando a televisão apenas para entretenimento, por isso é natural que a imprensa esteja a sofrer com isso assim como os seus profissionais. Até 2030 haverá muita mudança neste setor e muitos profissionais terão que se adaptar para não ficarem sem trabalho.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.