Vantagens e desvantagens de frequentar um curso online enquanto trabalha

Homem tirando um curso online

Por em Carreira


Imagine que você está a estudar e necessita de concluir um projeto que tem uma influência de 30% numa nota final mas por outro lado o seu chefe precisa de si para fazer mais horas durante esse mês – para qual dos lados você vai inclinar mais? Esta é uma questão que afeta todos aqueles que estudam e trabalham ao mesmo tempo e que é de difícil resposta.

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é fácil, exige bastante gestão do tempo e das tarefas a realizar mas sobretudo uma enorme força de vontade em triunfar.

Os cursos presenciais exigem muito mais de nós do que um curso online, por isso as novas tecnologias podem facilitar e muito a conclusão de um curso, uma vez que podemos assistir quando mais nos convier.

Cursos de Formação com Desconto →

Tire vantagem dos cursos online

Os cursos online ainda são vistos com alguma desconfiança pela falta de conhecimento sobre estes.

Hoje em dia as plataforma online já permitem uma melhor interação e aprendizagem do que no início quando estes cursos surgiram. Os cursos online são indicados para quem trabalha e prefere estudar no recanto da sua casa à hora que mais lhe convém.

Veja quais as vantagens de tirar um curso online:

  • Conveniência: As plataformas dos cursos online permitem aceder virtualmente a uma sala de estudos com os conteúdos programáticos sem que tenha que perder uma aula ou ter que agendar por falta de tempo.
  • Atenção individual: Não é por não estar fisicamente presente numa sala de aula que deixa de receber a atenção e o apoio necessário. Nos cursos online os professores estão mais disponíveis para receber dúvidas e questões quer seja por email ou mesmo na plataforma por intermédio de chat ao vivo.
  • Aprenda ao seu ritmo: Ao contrário dos cursos presenciais em que você tem de interiorizar os conteúdos nas aulas e depois rever ainda em casa, num curso online você pode fazer isso tudo ao mesmo tempo a um ritmo mais lento. A aprendizagem acaba por ser mais demorosa mas mais proveitosa também.

Os cursos online também têm alguns inconvenientes que você terá que ultrapassar se realmente quiser terminar um curso.

  • Procrastinação: Tirar um curso online ao fim de umas aulas poderá levá-lo a perder o entusiasmo e arranjar desculpas para não assistir às aulas, por isso é importante você ter um plano e uma agenda bem determinados e rigorosos. Arranje também um castigo que lhe possa ser aplicado por um familiar cada vez que você falhe uma aula por preguiça.
  • Falhas de comunicação: Os softwares utilizados pelas escolas para os cursos online permitem comunicar em tempo real com professores e colegas do curso. Escolha as melhores horas para estar ligado e poder comunicar com eles porque caso contrário vai sentir-se só a tirar o curso.
  • Falta de motivação: Após algumas aulas você vai acabar por se aborrecer e deixar de acreditar que vai conseguir terminar o curso. É importante que você tenha objetivos finais de curso, ou seja, que benefícios você terá em terminá-lo como por exemplo um aumento salarial ou um cargo superior dentro da sua empresa.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.