5 coisas importantes a reter sobre o seu CV

CV e entrevista

Por em Curriculum Vitae


É importante reter alguns pontos importantes que podem transformar o seu CV em algo único e cativante. Hoje qualquer pessoa desempregada tem um Curriculum mas cabe a cada um de nós torná-lo especial.

Para as empresas de recrutamento que recebem centenas de currículos todos os dias não interessa receber mais do mesmo, mas sim algo diferente, cativante, original, que sobressaia de todos os outros.

Não é preciso ser nenhum génio do design ou da escrita para perceber que a diferença consegue cativar, agora convém que cative pelo aspeto positivo e não o contrário. Pequenos detalhes de formatação, palavras-chave, texto convidativo, boa fotografia, excelente carta de apresentação, vídeo, são tudo formas de conseguir reter a atenção do recrutador ou pessoa responsável pela filtragem de currículos.

Cursos de Formação com Desconto →

É altura de você agir e remodelar o seu CV. Há quanto tempo não o faz?

Demonstre que é a pessoa indicada para o cargo

Cada vez mais um CV tem de ser redigido com o foco no cargo ao qual nos estamos a candidatar. Se estamos a candidatar-nos a um emprego de sapateiro e no currículo diz que somos mecânico, não vamos conseguir de certeza cativar a atenção seja de quem for.

Na maioria dos casos os currículos são redigidos apenas uma vez e quando a pessoa fica desempregada, e são depois entregues para os mais variados cargos sem qualquer modificação à posteriori. Em muitos casos estes currículos são entregues nas mesmas empresas pelos mesmos candidatos, e uma vez rejeitados nunca mais conseguirão marcar a diferença nem que depois os corrijam.

Por isso você deve analisar profundamente o cargo ao qual se está a candidatar, e se acredita que é a pessoa indicada para ele deve investir todo o seu potencial na redação do seu CV para esse mesmo cargo. Demonstre que é a pessoa indicada para essa vaga e especifique com algum pormenor a sua experiência no ramo.

Simplifique o seu CV

Um recrutador apenas demorará uns segundos a analisar se o seu CV estará entre os possíveis candidatos, e se ele for demasiado complexo de ler ficará de fora da escolha final. Para cativar a atenção do recrutador será necessário redigir o seu CV de forma simples e com boa organização estrutural. Se possível dê algum espaço entre linhas e sectores para que possa cativar a atenção deste para algum aspeto importante.

Não interessa avolumar informação uma em cima da outra que depois não é lida. Você perdeu o seu tempo em pesquisa de informações mas não melhorou nada a sua situação. Procure mencionar o que é relevante para o cargo em específico, e retire aquilo que não condiz com a função que você quer desempenhar nessa empresa.

Foque-se nos cargos mais importantes

Ninguém quer saber o que você fez em determinada altura da sua vida se isso não for relevante para o cargo em aberto. Simplifique o CV para cada candidatura que faz.

Foque o seu curriculum vitae nos cargos que realmente você acha que são os mais indicados para si, e que estão de alguma forma relacionados com a sua área profissional atual.

Muitas pessoas trabalharam ao longo das suas vidas em diferentes setores que nada têm a haver com aqueles que atualmente procuram. Isso é informação pouco relevante para o recrutador e que aumenta e muito o tamanho do CV. Não os faça perder tempo com o seu passado.

O tempo que você desperdiça a enviar o seu CV para todo o lado sem critério, invista na redação do seu CV para os cargos que são mais importantes para si e nos quais tem verdadeiras hipóteses de ser contratado(a).

Mantenha o seu CV sempre atual

Um dos maiores erros que as pessoas cometem no seu CV é deixar campos desatualizados ou com informação incorreta. Ter um número de telefone que já não existe, ou um email em que faltou uma letra é o pior cenário para si caso seja um dos eleitos para a entrevista.

Faça uma revisão completa ao seu currículo com alguma frequência, de modo a garantir que este se encontra sempre atual e sem erros.

A pressa é inimiga da perfeição, não adianta você enviar o seu CV a correr porque alguém lhe pediu ou porque está aflito se não atualizou pelo menos o último cargo que teve e os contatos.

Adicione informação fresca ao seu CV sempre que necessário

Sempre que frequentar um curso, um emprego novo (mesmo que seja de curta duração), e que possa ser relevante para o seu currículo ou para o próximo cargo que quer ter, acrescente ao seu CV essa informação. Se achar que ela é pouco relevante retire-a ou não inclua.

Sempre que mudar de telefone ou e-mail não se esqueça de atualizar no seu CV. Convém insistir nisto porque depois ninguém conseguirá contactá-lo(a).

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.