rh@casamg.pt.A Casa MG está a recrutar um/a Gestor/a de Formulação para integrar a equipa de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. A função terá um papel estratégico na gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos alimentares, na coordenação da equipa de formulação e na evolução contínua do portefólio da empresa.
O objetivo passa por transformar ideias em soluções diferenciadoras, assegurando a viabilidade técnica e industrial dos produtos desenvolvidos e o cumprimento dos requisitos de qualidade, inovação, segurança alimentar e legislação aplicável.
Principais responsabilidades
- Gerir projetos de desenvolvimento e formulação de novos produtos alimentares;
- Coordenar a equipa envolvida nos projetos, assegurando o cumprimento dos objetivos, prazos e prioridades definidos;
- Planear, realizar e documentar ensaios laboratoriais e industriais;
- Desenvolver, testar e otimizar formulações e processos produtivos;
- Acompanhar as etapas de passagem da escala laboratorial para a escala industrial;
- Ajustar formulações, processos e equipamentos para melhorar a eficiência industrial e o desempenho ambiental;
- Acompanhar testes industriais e a produção inicial de novos produtos;
- Transferir para a produção e para os restantes departamentos a informação técnica necessária à correta implementação dos produtos e processos aprovados;
- Elaborar fichas técnicas e processos de novos produtos;
- Garantir que os projetos cumprem a legislação aplicável, as normas internas e os requisitos de segurança alimentar;
- Identificar limitações nos processos e propor ações de melhoria;
- Procurar soluções, equipamentos e tecnologias inovadoras com potencial para a atividade da empresa;
- Contactar fornecedores para avaliar equipamentos e soluções aplicáveis a novos processos;
- Apoiar a implementação de novas tecnologias, processos produtivos e produtos;
- Organizar reuniões de abertura, acompanhamento e resolução de problemas dos projetos;
- Avaliar os indicadores de Investigação e Desenvolvimento e reportar os resultados à Direção de Inovação, Investigação e Desenvolvimento e à Gestão de Projetos;
- Avaliar os recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento dos projetos;
- Gerir, organizar e preparar o envio de amostras resultantes dos ensaios;
- Participar em avaliações sensoriais durante o desenvolvimento dos produtos;
- Organizar testes sensoriais e de aplicação dos produtos;
- Analisar tendências de mercado, concorrência e referências do setor;
- Colaborar com as equipas de Marketing, Vendas e Operações para alinhar os produtos com a estratégia das marcas Casa MG;
- Propor e liderar iniciativas de desenvolvimento que promovam a inovação e diferenciação do portefólio;
- Partilhar conhecimento e assegurar a formação das equipas sobre os processos e soluções desenvolvidos.
Perfil procurado
- Formação superior em Engenharia Alimentar, Ciências Alimentares ou área semelhante;
- Experiência em desenvolvimento e formulação de produtos alimentares, preferencialmente em contexto industrial;
- Conhecimentos de processos industriais de homogeneização e emulsificação de produtos alimentares, valorizados;
- Conhecimentos de processos e ferramentas de melhoria contínua;
- Conhecimentos de higiene e segurança alimentar;
- Fluência em inglês;
- Capacidade para liderar, coordenar e desenvolver equipas;
- Forte capacidade analítica e pensamento crítico;
- Capacidade de resolução criativa de problemas e tomada de decisão;
- Boa capacidade de planeamento, organização, gestão do tempo e coordenação de recursos;
- Excelentes competências de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Espírito de equipa, autonomia e proatividade;
- Orientação para resultados, inovação e melhoria contínua.
O que a empresa oferece
- Integração numa organização sólida e em crescimento;
- Ambiente de trabalho colaborativo, próximo e orientado para as pessoas;
- Oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional contínuo;
- Acesso a serviços de nutrição e psicologia;
- Três dias de férias adicionais, mediante a ausência de faltas injustificadas;
- Dia de aniversário;
- Parcerias com entidades externas;
- Descontos para colaboradores nos produtos das marcas da empresa;
- Acesso a uma loja interna com produtos de agricultura biológica e pão.
Candidatura
Os profissionais interessados deverão enviar a candidatura por email.
A Casa MG promove a diversidade, a igualdade de oportunidades e a não discriminação, independentemente do sexo, género, identidade de género, orientação sexual, idade, deficiência, origem, ascendência, pertença étnico-racial, convicções políticas, ideológicas ou religiosas.