Quais os benefícios de trabalhar num Call Center?

Call Center

Por Ofertas de Emprego em Carreira 24-05-2015


Existe uma grande procura de colaboradores para Call Center, nomeadamente para empresas de topo das telecomunicações, mas será que é vantajoso?

Os Call Centers não são muito bem vistos em Portugal devido à precariedade sobejamente associada a estes, no entanto, nem todos os Call Centers são iguais e certamente que nem todos praticam os mesmos atos para com os seus colaboradores.

Este tipo de oferta de emprego possui bastante procura, nomeadamente jovens que se encontram a estudar e precisam de pagar os seus estudos, ou até mesmo para primeiro emprego devido à falta de oportunidades noutras áreas.

Cursos de Formação com Desconto →

Trabalhar num Call Center não é menos prestigioso que qualquer outra profissão, e existem casos verdadeiros de pessoas que subiram dentro da organização e que hoje lideram equipas de atendimento em Call Center. A SIC testemunhou isso mesmo durante uma reportagem que foi exibida em Abril de 2012 com o nome “O Outro Lado da Linha”, e que pode visualizar no vídeo abaixo.

O que são os Call Center Inbound e Outbound?

  • Call Center Inbound: são linhas de atendimento especializadas em resolver problemas, queixas e dar apoio a clientes;
  • Call Center Outbound: são linhas de atendimento especializadas em vender produtos e serviços.

Onde se situam os Call Centers?

Os Call Centers situam-se em edifícios de escritórios nas grandes cidades ou perto das empresas mãe, estando maioritariamente localizados em Lisboa, Porto, Covilhã ou Coimbra. Num Call Center podem trabalhar centenas de pessoas em diversas linhas de atendimento específicas.

Quais os benefícios de trabalhar num Call Center?

Compensação monetária

Trabalhar num Call Center é um trabalho exigente, mas que normalmente não é mal pago comparativamente com outros empregos que não requerem experiência. Se o trabalho for efetuado em turnos da noite, deverá existir uma compensação extra além do vencimento contratado.

Flexibilidade de horários

Um Call Center normalmente tem um horário de atendimento alargado, para diluir o fluxo de ida de clientes às lojas, e também para dar suporte fora das horas de expediente das lojas. No caso das linhas outbound, o horário é um pouco mais reduzido.

Esta variedade de horários é extremamente útil para quem está a estudar, ou para quem procura uma outra ocupação para completar uma outra que já tenha.

Formação gratuita

Os Call Centers na sua grande generalidade recrutam colaboradores com e sem experiência, fornecendo formação gratuita para aqueles que nunca trabalharam nesta área. Apesar de ser uma formação específica de atendimento, é sempre uma mais-valia para quem quer fazer carreira ou desenvolver ainda mais as suas competências de comunicação.

Promoções e progressão de carreira existem

Trabalhar num Call Center é em muitas coisas idêntico a outro tipo de estruturas organizativas. Existem promoções e progressões dentro dos Call Centers para aqueles que pretendam crescer dentro de uma estrutura deste tipo, além de que o seu salário poderá ser ajustado consoante os resultados de vendas ou outro tipo de estatísticas organizativas que possam medir a qualidade do trabalho efetuado.

Conclusão

Trabalhar num Call Center tem as suas vantagens e desvantagens como qualquer outro tipo de emprego, no entanto algumas práticas internas são pouco recomendadas. Não é um emprego de sonho, mas poderá ser uma boa forma para entrar no mercado de trabalho ou para ganhar algum dinheiro quando as finanças apertam.