Como conseguir o primeiro emprego?

Jovem

Por em Começo


Estar apto para primeiro emprego sempre foi visto como uma vantagem para entrar no mercado de trabalho, mas hoje não é tão fácil como antigamente.

Apesar de existirem apoios para contratar jovens em situação de primeiro emprego, muitos acabam por permanecer no desemprego por não terem nada que os destaque no mercado de trabalho.

Muitos desses jovens não têm uma visão clara do futuro que querem seguir, não têm uma especialização ou o curso que tiraram dá para tanta coisa que é difícil escolher algo.

Muitos acabam por aproveitar o que o mercado lhes permite só para não terem que continuar à espera de melhores oportunidades. Outros acabam por arriscar e emigram à procura de uma vida melhor, ou tentam criar o seu próprio emprego com apoio de familiares.

Cursos de Formação com Desconto →

Mas os jovens ainda têm vantagens que outras faixas etárias não têm. Existem mais apoios do estado através de fundos comunitários, e as empresas estão mais abertas a contratar jovens porque geralmente os ordenados são mais baixos.

Se você é jovem e procura insistentemente o seu primeiro emprego, tome nota destas dicas para que consiga atingir os seus objetivos.

Decida o que quer fazer e como começar a procurar

Se está à procura do seu primeiro emprego, é necessário ter um plano delineado do que pretende fazer e como conseguir esse emprego.

Não cometa o erro de enviar o seu CV para todos os anúncios que encontra à espera que algum caia. O seu Curriculum Vitae ficará guardado nas bases de dados das empresas e depois não irá sobressair numa ou noutra área ficando marcado como mau exemplo.

Defina muito bem quais áreas de atividade onde pretende trabalhar e atualize o seu CV para refletir essas escolhas. Foque-se apenas nos anúncios de emprego mais interessantes e aqueles onde vê possibilidades de conseguir um emprego.

Obtenha formação se necessário

Se o seu curso é daqueles que dá para fazer tudo ou não lhe agrada, tente obter uma especialização numa área que goste e onde existem fortes possibilidades de conseguir um emprego.

Procure encontrar lacunas em si e no mercado de trabalho da sua região, e considere obter formação especializada para colmatar essas potenciais falhas.

Ter uma formação numa área específica pode ser uma vantagem relativamente a outros candidatos que procuram o primeiro emprego.

Mantenha-se inscrito no Centro de Emprego

Apesar de muitas empresas adotarem as ferramentas online para recrutar trabalhadores jovens, a verdade é que a maioria das empresas optam pelos Centros de Emprego numa situação de candidatos a primeiro emprego.

Só através dos Centros do IEFP é que as empresas podem obter contrapartidas financeiras do estado para a contratação de jovens em situação de primeiro emprego.

A inscrição no Centro de Emprego é gratuita e pode ser feita em qualquer altura após a conclusão dos estudos.

Não finja que tem experiência numa entrevista

Um dos erros mais comuns cometidos por jovens durante as primeiras entrevistas é a tentativa de demonstrar uma confiança extrema para esconder as suas fraquezas.

Não cometa o erro de demonstrar que sabe tudo e que tem muita experiência, os recrutadores são pessoas que lidam com pessoas todos os dias e notam logo que você tem imensas lacunas.

Se é o seu primeiro emprego, é perfeitamente normal que você tenha que aprender e crescer enquanto profissional.

Seja paciente

Se o recrutador estiver mesmo interessado em si ele voltará a contactá-lo. Se você insistir em ligar-lhe o mais certo é ouvir uma resposta do tipo “Nós depois ligamos-lhe”.

Apenas ligue se tiver outra proposta segura e pretende saber se dali vai conseguir alguma coisa. Caso contrário aguarde e continue a trabalhar para procurar emprego como até aqui.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.