O que não deve fazer se perdeu o emprego

Tentativa de agredir

Por em Aconselhamento


Quando perdemos o emprego é normal surgirem sentimentos de frustração e completa revolta, e que se não forem convenientemente controlados podem trazer ainda mais problemas.

Ninguém gosta de perder o emprego e muito menos em condições injustas ou de total ausência de responsabilidades na situação, mas é preciso não perder a cabeça ou podemos hipotecar o nosso futuro próximo.

Também não podemos deixar que essa raiva se apodere das nossas decisões e ações, não podemos virar-nos contra quem nos quer ajudar a dar a volta por cima como é o caso dos familiares ou amigos.

Cursos de Formação com Desconto →

Não culpe ninguém publicamente

É normal haver culpados numa situação de completa rutura e também é normal você comentar isso com os seus amigos ou familiares, mas não deve nunca publicitar isso, muito menos nas redes sociais. Está em jogo a sua reputação como profissional e lavar roupa suja na praça pública irá manchar o seu perfil perante outros profissionais do ramo.

Não queime as suas pontes com o futuro

Provavelmente você até se pode sentir aliviado por ter sido despedido ou colocado em lay-off, mas nada justifica que você faça disso um cavalo de batalha para se vingar de alguém publicamente. Não desperdice as oportunidades que lhe irão surgir daqui para a frente com questões do passado, nada irá alterar a sua situação e só se irá prejudicar a si mesmo.

Não seja amargo

A sua raiva deve descarregar no ginásio ou a fazer desporto e nunca publicamente ou nas redes sociais. Também não deve estar sempre a fazer comparações com os seus ex-colegas mencionando que você é melhor nisto ou naquilo – você vai pensar que está a ganhar simpatia mas na verdade está a perder apoiantes.

Não coloque a cabeça na areia

Quando um ciclo se fecha outro se abrirá, não vale a pena lamentar-se constantemente por ter perdido o emprego, preocupe-se antes em conseguir arranjar outro rapidamente. Comece a fazer o seu trabalho de casa, a encontrar-se com profissionais que conhece, prepare o seu CV e submeta candidaturas.

Não diga ao mundo inteiro que está sem emprego

Parece que é o inverso do que aquilo que você deveria fazer, mas na verdade é a opção correta. Não é por dizer a toda a gente que está sem emprego que alguém se vai esforçar para o ajudar, na verdade ninguém irá, por isso mantenha a sua postura profissional e faça o que tem a fazer e com quem tem a certeza que o pode ajudar.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.